Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudos com animais devem ser restringidos ao máximo

Para a especialista, é ilusório achar que a utilização de animais será totalmente proibida

Estudos com animais devem ser restringidos ao máximo
Notícias ao Minuto Brasil

07:24 - 16/09/15 por Notícias Ao Minuto

Brasil Direitos

A Promotora de Justiça em São Paulo, Vânia Tuglio, apresentou aos participantes do I Fórum de Direitos dos Animais, na última segunda-feira (14), um panorama sobre a utilização de aniamis em experimentos científicos e em indústrias diversas. Apesar de evoluções na regulamentação da atividade, ainda é preciso melhorar no sentido de restringi-la ao máximo e apostar em métodos alternativos.

Segundo Vânia, as leis e decretos que regulam a utilização de animais apresentam benefícios como a criação de comissões de ética para acompanhar os estudos e a limitação de possibilidades para este prática. No entanto, estas normas ainda deixam espaço aberto para a vivissecção em projetos que não contribuem para a descoberta que beneficiem a sociedade e que poderiam usar métodos alternativos.

Um dos grandes empecilhos para a adoção de métodos alternativos em experimentos é a presença deles em diversas atividades econômicas, não apenas na farmacêutica, criação de vacinas e em estudos científicos. Para a especialista, é ilusório achar que a utilização de animais será totalmente proibida. “A experimentação animal é antes de tudo uma atividade econômica altamente lucrativa. Não temos espaço político e econômico para eliminar o abate de animais ou o seu uso para fins científicos. Temos quase o dobro de animais para consumo do que de humanos no Brasil”, afirmou.

Vânia Tuglio contou ainda um pouco sobre a atuação do grupo de promotores que trabalham em defesa dos animais em São Paulo, principalmente o emblemático caso de uma mulher condenada a 12 anos de prisão pela morte de 37 cães e gatos em 2012. “Essa sentença é histórica porque faz justiça ao assassinato”, finalizou.

Campo obrigatório