Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Por falta de aterros, lixo de SP viaja até 224 km até destino final

A razão dada pelas prefeituras em causa é a de que não há verba para manter aterros prórpios ou fazer o despejo do lixo em locais adequados, conforme exigido pela fiscalização

Por falta de aterros, lixo de SP viaja até 224 km até destino final
Notícias ao Minuto Brasil

07:11 - 28/09/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Lixo

Os moradores não sabem, mas todo lixo de Iguape, no interior de São Paulo, percorre 218km pela Régis Bittencourt, até a Grande São Paulo. Já o lixo de Igarapava, Arapeí e Bananal atravessam as fronteiras estatais e terminam em Uberaba, Minas Gerais, e Barra Mansa, Rio de Janeiro.

Esses são alguns exemplos dos municípios que aparecem no levantamento feito pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, que mostra que 235 cidades despejam seu lixo a centenas de quilometros de distância, em aterros particulares de empresas de saneamento de outros municípios. Outras dez prefeituras destinam seu lixo a aterros públicos de cidades vizinhas.

A razão dada pelas prefeituras em causa é a de que não há verba para manter aterros prórpios ou fazer o despejo do lixo em locais adequados, conforme exigido pela fiscalização. Há também as cidades próximas a mananciais e áreas vegetais que também impossibilitam o despejo local.

Campo obrigatório