Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em 14 anos, número de superdotados cresce 17 vezes em escolas do país

O MEC atribui o aumento de superdotados no Brasil ao "investimento feito na formação de professores" e ao trabalho dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, criados em 2005 e presentes em todos os Estados

Em 14 anos, número de superdotados cresce 17 vezes em escolas do país
Notícias ao Minuto Brasil

22:20 - 18/10/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Educação

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de superdotados, aqueles que têm características como avançado pensamento lógico, facilidade de aprendizado e senso de justiça, chegou a um número 17 vezes maior do que o ano 2000, são 13.308 alunos identificados como superdotados pelo censo escolar de 2014.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, a identificação é feita em escolas públicas e privadas de educação básica –da creche ao ensino médio–, a partir de testes específicos realizados por psicólogos.

O MEC atribui o aumento de superdotados no Brasil ao "investimento feito na formação de professores" e ao trabalho dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, criados em 2005 e presentes em todos os Estados.

"A Organização Mundial da Saúde estima em 5% da população de um país o número de superdotados. Estamos falando de milhões, mas o MEC ainda está na casa dos milhares. É muito talento desperdiçado",

afirma Susana Péres, presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação.

Campo obrigatório