Em 14 anos, número de superdotados cresce 17 vezes em escolas do país
O MEC atribui o aumento de superdotados no Brasil ao "investimento feito na formação de professores" e ao trabalho dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, criados em 2005 e presentes em todos os Estados
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Brasil Educação
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de superdotados, aqueles que têm características como avançado pensamento lógico, facilidade de aprendizado e senso de justiça, chegou a um número 17 vezes maior do que o ano 2000, são 13.308 alunos identificados como superdotados pelo censo escolar de 2014.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, a identificação é feita em escolas públicas e privadas de educação básica –da creche ao ensino médio–, a partir de testes específicos realizados por psicólogos.
O MEC atribui o aumento de superdotados no Brasil ao "investimento feito na formação de professores" e ao trabalho dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, criados em 2005 e presentes em todos os Estados.
"A Organização Mundial da Saúde estima em 5% da população de um país o número de superdotados. Estamos falando de milhões, mas o MEC ainda está na casa dos milhares. É muito talento desperdiçado",
afirma Susana Péres, presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação.