Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mutirão de conciliação fecha 6 mil acordos entre consumidores e empresas

Em média, 400 processos foram analisados por dia

Mutirão de conciliação fecha 6 mil acordos entre consumidores e empresas
Notícias ao Minuto Brasil

12:06 - 28/11/15 por Notícias Ao Minuto

Brasil TJ

Mais de 27,5 mil audiências foram realizadas em mutirões de conciliação judicial no Rio de Janeiro ao longo desta semana pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Deste total, 6.521 resultaram em acordos. As audiências fizeram parte da Semana Nacional de Conciliação, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em média, 400 processos foram analisados por dia.

Na conciliação, os juízes intensificam a realização de audiências para resolver o maior número possível de processos já existentes, com o objetivo de reduzir o volume de ações em tramitação nos juizados.

Já os atendimentos de solução alternativa de conflitos entre consumidores e empresas passaram de 1,2 mil essa semana. Durante cinco dias, uma tenda de 400 metros quadrados e um ônibus da Justiça instalados em frente ao Fórum Central do TJRJ, no Centro do Rio, fizeram acordos extrajudiciais entre consumidores e 30 empresas participantes do projeto para evitar a judicialização de novas ações. De acordo com o tribunal, cerca de 71% de acordos foram celebrados até essa sexta-feira (27), sendo que o maior índice foi alcançado pela Claro/Embratel.

Participaram do mutirão as empresas Telemar, Claro/Embratel, Unimed, Ponto Frio, Casas Bahia, Ricardo Eletro, Americanas, Light, Estácio, Vivo, Nextel, TIM, CEG, SKY e instituições bancárias. Com informações da Agência Brasil

Campo obrigatório