Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasileiro faz transplante de medula nos EUA e comemora melhora

Leonardo conseguiu passar pelo tratamento milionário graças ao dinheiro arrecadado na internet

Brasileiro faz transplante de medula
nos EUA e comemora melhora
Notícias ao Minuto Brasil

18:31 - 06/12/15 por Notícias Ao Minuto

Brasil câncer raro

Em

março deste ano, o gaúcho Leonardo Konarzewski, de 21 anos, começou uma campanha na internet para arrecadar dinheiro para viajar aos Estados Unidos e se tratar de um câncer raro do tipo linfoma de Hodgkin. Os médicos brasileiros afirmaram que essa seria a única chance de sobrevivência dele, e com a ajuda de milhares de doações Leonardo conseguiu fazer o tratamento. Nove meses depois, ele fez um transplante de medula óssea e já conta os dias para voltar ao Brasil, informa o Extra.

“Tive algumas complicações durante todo processo, passei mal algumas vezes, mas agora tudo está correndo bem. O importante é que eu finalmente consegui fazer o transplante, o que vai me curar e me trazer de volta pra casa. Com união e solidariedade chegamos lá e salvaram minha vida. Meu desejo é poder voltar pro Brasil ainda antes do Natal, mas tudo depende da minha recuperação. Os médicos estão bem confiantes”, relatou o jovem.

Segundo informações do Extra, Leonardo conseguiu passar pelo tratamento milionário graças ao dinheiro arrecadado na internet. Foi com essas doações que ele e os pais se mantiveram nos Estados Unidos e pagaram as despesas com transporte, alimentação e remédios. Além disso, o governo de Minnesota pagou o transplante e parte da quimioterapia.

O procedimento foi realizado no último dia 20 de novembro, e Leonardo está passando por exames diários para verificar as taxas sanguíneas. No transplante de medula óssea autólogo, também chamado de TMO, Leonardo foi o próprio doador. Os médicos estimularam a medula com medicamento chamado Filgrastim e coletaram células tronco que foram congeladas. Depois de seis dias de doses altas de quimioterapia, o transplante foi feito, no que os médicos chamam de renascimento.

Campo obrigatório