Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cidade de São Paulo estima vacinar 600 mil pessoas por dia

A Secretaria Municipal da Saúde afirma já ter comprado cerca de 15 milhões de seringas, 14 milhões de agulhas

Cidade de São Paulo estima vacinar 600 mil pessoas por dia
Notícias ao Minuto Brasil

05:30 - 07/01/21 por Folhapress

Brasil VACINAÇÃO-SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB) afirmou nesta quarta-feira (6) que o programa de vacinação na capital paulista prevê imunizar 600 mil pessoas por dia.

A Secretaria Municipal da Saúde afirma já ter comprado cerca de 15 milhões de seringas, 14 milhões de agulhas, entre outros insumos necessários para a vacinação contra o novo coronavírus, sem citar o valor gasto. "Mais de 27 mil servidores atuarão nesta ação, sendo 15 mil vacinadores e 12 mil no apoio", afirma nota da pasta.

Leia Também: ABI pede impeachment de Pazuello por 'crime de responsabilidade' na pandemia

Uma verdadeira operação de guerra é a estratégia traçada em São Paulo para garantir a vacinação, com início previsto para 25 de janeiro, aniversário da capital paulista, segundo o governo do estado, gestão João Doria (PSDB).

Com 15 horas diárias de vacinação durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos finais de semana e feriados com horário reduzido (7h às 17h), a imunização acontecerá nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, mas também em praças, shoppings, estações de metrô e trem, terminais de ônibus, comércios e sistema drive-thru.

Segundo disseram nesta quarta-feira (6) o governador e o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, está mantido o cronograma para vacinar 9 milhões de pessoas entre os dias 25 de janeiro e 28 de março, se a vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech e no Brasil pelo Instituto Butantan, for aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O pedido de uso emergencial deve ser feito nesta quinta-feira (7).

Na cidade de São Paulo, segundo a gestão Covas, estão previstos 3.000 postos de vacinação, incluindo as 468 UBSs e postos satélite.

Cada UBS poderá ter até três salas designadas para a imunização, de acordo com a estrutura de cada unidade, sendo definido pelas coordenadorias regionais de saúde. Para procurar o local mais próximo da residência, o morador poderá consultar o sistema de localização de estabelecimentos da rede SUS no município que oferecem vacinação pela internet.

Ao todo, no estado, haverá 10 mil postos de vacinação nos 645 municípios e a estimativa é envolver cerca de 79 mil profissionais, com 54 mil trabalhadores do setor da saúde e 25 mil policiais para garantir a segurança da população e evitar aglomerações nos locais de imunização. A vacinação será em duas doses, com intervalo de 21 dias entre uma e outra.

A primeira etapa de vacinação vai priorizar profissionais da saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas. A expectativa do Estado é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas nesta fase, com a aplicação de 18 milhões de doses até o dia 28 de março.

As estratégias fazem parte do Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus, explicadas nesta quarta-feira (6) pelo governo a prefeitos que tomaram posse no último dia 1º.

"A vacina do Instituto Butantan se mostrou segura nas três fases de seu estudo, mostrou capacidade de produzir defesa dos anticorpos contra o vírus e, nesta terceira fase, tivemos a eficácia estabelecida com todos os índices tanto da OMS [Organização Mundial da Saúde] quanto da Agência Nacional de Vigilância", disse Gorinchteyn.

VEJA O CALENDÁRIO PREVISTO DA 1ª FASE DE VACINAÇÃO EM SP

Público alvo - 1ª dose - 2ª dose
Trabalhadores da saúde, indígenas, quilombola - 25/1 - 15/2
75 anos ou mais - 8/2 - 1º/3
70 a 74 anos - 15/2 - 8/3
65 a 69 anos - 22/2 - 15/3
60 a 64 anos - 1º/3 - 22/3
*Data de início da fase

Campo obrigatório