Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Na pior fase da pandemia, SP tem congestionamento de corredores em ciclovia e aglomeração em praças

O estado vive a pior fase da pandemia, com UTIs acima de 90% e dezenas de mortes de pacientes aguardando por leitos

Na pior fase da pandemia, SP tem congestionamento de corredores em ciclovia e aglomeração em praças
Notícias ao Minuto Brasil

17:40 - 28/03/21 por Folhapress

Brasil Megaferiado

Apesar do megaferiado criado para estimular o isolamento social, ruas da cidade de São Paulo tiveram aglomeração em praças e ciclovias.

O estado vive a pior fase da pandemia, com UTIs acima de 90% e dezenas de mortes de pacientes aguardando por leitos. Na tentativa de diminuir a circulação na cidade, o prefeito Bruno Covas (PSDB) antecipou feriados, mas os paulistanos foram para as ruas, para festas clandestinas e também para o litoral.

O estado está na fase emergencial, que limita a atuação até de serviços essenciais. Além disso, parques estão fechados.

No domingo (28) ensolarado, a população tomou conta das ciclovias para se exercitar, gerando congestionamentos e tornando praticamente impossível a passagem das bicicletas. Muitas das pessoas estavam sem máscara.

A via para bikes da avenida Sumaré (zona oeste de SP), por exemplo, ficou lotada de corredores. O mesmo aconteceu nos arredores do parque Ibirapuera (zona sul de SP).

Uma escadaria próxima da Sumaré a situação também se repetiu. Ali, havia até personal trainers dando suporte para as pessoas, muitas sem máscara, que faziam exercícios.
Um deles até reclamou afirmando que a reportagem estaria ali para "prejudicar" seu trabalho.

Sem parques abertos, famílias ocuparam as praças da cidade. A reportagem esteve na praça Horácio Sabino, em Pinheiros (zona oeste), onde encontrou grande quantidade de famílias com crianças e animais de estimação.

O parque infantil na praça também estava bastante cheio, assim como a área para ginástica.

Covas antecipou cinco feriados, na tentativa de diminuir a circulação de pessoas na cidade.

Foram antecipados os dois feriados municipais de 2021 e outros três de 2022. Assim, o recesso começou na sexta (26), continua nos dias 29, 30, 31 de março e 1º de abril, e junta-se ao feriado da Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa). Segundo Covas, a medida vai forçará a cidade a ficar sem dias úteis por dez dias.

No entanto, paulistanos se aglomeraram nas ruas, em festas clandestinas e também foram para o litoral.

Na sexta, uma força-tarefa do governo com a prefeitura fechou uma festa clandestina, onde dezenas de pessoas se aglomeravam.

Desde sexta, a força-tarefa flagrou 454 aglomerações. Em quatro festas clandestinas, feitas a portas fechadas em bares, havia mais de 300 pessoas. Foram vistoriados 298 estabelecimentos.
Durante o megaferiado, turistas invadiram as praias do litoral paulista.

Barreiras instaladas no acesso às praias como Maresias, Juquehy e Camburi, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, foram destruídas por turistas e veranistas entre sexta-feira (26) e sábado (27).

Os equipamentos foram instalados para evitar aglomerações nas praias da cidade como medida de combate à disseminação da Covid-19. A entrada na praia está liberada apenas para a prática de esportes individuais.

Campo obrigatório