Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cetesb divulga hoje nova análise da água do Paraíba do Sul

“Além de alterações na turbidez, a varredura de metais mostrou a presença de alumínio e ferro acima dos valores de referência de qualidade da água estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Cetesb divulga hoje nova análise da água do Paraíba do Sul
Notícias ao Minuto Brasil

12:15 - 07/02/16 por Agência Brasil

Brasil Turbidez

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deve divulgar ainda hoje (7) a análise de sólidos presente na água coletada após o rompimento, na sexta-feira (5), de uma barragem em Jacareí (SP), que lançou resíduos de mineração de areia no Rio Paraíba do Sul. O vazamento foi estancado ontem (6) às 13h20 e a Cetesb informou que segue monitorando o local.

Na noite deste sábado, a companhia concluiu parte da análise da água. “Além de alterações na turbidez, a varredura de metais mostrou a presença de alumínio e ferro acima dos valores de referência de qualidade da água estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O resultado está dentro do esperado, dadas as características do solo da região, propício ao acúmulo de ferro e alumínio. Nas concentrações encontradas, os dois metais não oferecem riscos à fauna aquática e à saúde humana”, diz a Cetesb, em nota.

Foram coletadas amostras de água em pontos à montante (antes) e à jusante (adiante) do local do rompimento, bem como no próprio local do rompimento. Segundo a companhia, as três varreduras: turbidez, metais e sólidos, são parte do protocolo para análises da qualidade da água em casos como este.

Após o rompimento da barragem, o fornecimento de água foi interrompido na noite de sexta-feira em 70% da cidade de São José dos Campos, segundo informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), e reiniciada às 15h deste sábado.

O lançamento de rejeitos ocorreu na manhã de sexta-feira, quando a Mineradora Rolando Comércio de Areia fazia as atividades de extração em uma cava de areia próxima ao Rio Paraíba do Sul. A empresa depositava irregularmente os rejeitos da extração na cava da Meia Lua 1, de propriedade de uma outra mineradora com atividades paralisadas e em processo de renovação de licença.

O lançamento não autorizado elevou o nível de sedimentos na lagoa, o que resultou no rompimento da estrutura, lançando os rejeitos no Paraíba do Sul. Não houve feridos no local. Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório