Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novos roteiros atraem observadores de aves ao Brasil

País conta com alguns dos principais destinos da atividade no mundo

Novos roteiros atraem observadores de aves ao Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

22:31 - 13/02/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Turismo

Com cerca de 1,9 mil espécies de pássaros catalogadas em território nacional, o turismo de observação de aves, ou

birdwatching, ganha fôlego no país com a descoberta de novos pontos para observação. No fim de janeiro, o governo de Minas Gerais anunciou a criação de um novo roteiro para essa atividade no estado, na Serra do Cipó. Recentemente descoberta por praticantes desta atividade, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Alto Palácio – localizada a cerca de duas horas de ônibus de Belo Horizonte – é considerada ideal para observação de três espécies raras: o beija-flor de gravata, o pedreiro da serra e o lenheiro da serra.

Com tamanho equivalente a 330 campos de futebol, a RPPN existe desde 2006 e funciona como área para reintrodução na natureza de aves apreendidas pelo Ibama. Com o tempo, o local começou a ser procurado por observadores de aves e o movimento cresceu tanto que a administração do local decidiu criar o roteiro específico para este público. O fluxo de visitantes leva em conta o fato de que a Serra do Cipó concentra cerca de 90 espécies de aves catalogadas.

“O turismo de observação de aves tem grande potencial de crescimento no Brasil, com a vantagem de ser uma atividade de base comunitária”, acredita o secretário nacional de qualificação e promoção do turismo, Júnior Coimbra.

Para se ter uma ideia do potencial turístico desta atividade, nos Estados Unidos o

birdwatching

movimenta mais de US$ 40 bilhões por ano de acordo com dados do Serviço Americano de Pesca e Vida Selvagem. E um dos melhores destinos mundiais para a prática está solo brasileiro: a RPPN do Rio Cristalino, em Alta Floresta (MT). A região conta com quase 600 espécies catalogadas, parte delas restrita à zona geográfica dos Rios Tapajós, Madeira e Xingu.

Para Guto Carvalho, especialista em observação de aves no Brasil, fatores como o aumento da renda da população, a popularização da fotografia digital, o uso de redes sociais para compartilhar informações sobre os pássaros e o avanço do conhecimento das espécies ajudaram popularizar a atividade no Brasil. “Está se formando um ciclo virtuoso onde quanto mais pessoas observam aves, novos pontos de observação e espécies são descobertos e consequentemente, mais brasileiros e estrangeiros passam a visitar esses locais”, avalia.

Campo obrigatório