Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Justiça nega direito de resposta a Lula no Jornal Nacional

De acordo com advogados de Lula, consultados pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a emissora negou o "outro lado" a ele

Justiça nega direito de resposta a Lula no Jornal Nacional
Notícias ao Minuto Brasil

06:45 - 24/03/16 por Notícias Ao Minuto

Justiça Ação

A Justiça negou ao ex-presidente Lula um pedido de direito de resposta contra o "Jornal Nacional", após uma ação no dia 14 solicitando espaço de nove minutos para contestar uma reportagem do telejornal em que foi noticiada a denúncia apresentada por três promotores do Ministério Público de São Paulo contra o petista.

Na decisão, o juiz Fernando de Oliveira Domingues Ladeira, de São Bernardo do Campo, diz que "a afirmação do autor [Lula] de que não lhe foi dada a oportunidade de manifestar-se antes da matéria ir ao ar não autoriza o direito de resposta". O juiz afirmou ainda que "a atuação do veículo de comunicação deu-se estritamente dentro de seu direito-dever de informar, agiu, portanto, agasalhado pela garantia de liberdade de expressão que lhe é assegurada constitucionalmente".

De acordo com advogados de Lula, consultados pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a emissora negou o "outro lado" a ele. No entanto, a emissora nega e afirma que divulgou na íntegra nota do Instituto Lula e dos defensores dele sobre o tema.

A decisão não é definitiva já que ainda cabe recurso a outros tribunais.

Campo obrigatório