Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ofensas entre torcidas de faculdades geram briga sobre cotas raciais

A provocaçao aconteceu durante uma partida de vôlei nos jogos do Pré-Intermed

Ofensas entre torcidas de faculdades geram briga sobre cotas raciais
Notícias ao Minuto Brasil

16:07 - 30/03/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil São Paulo

Uma foto publicada na internet gerou uma grande polêmica sobre cotas raciais em universidades do país. Na publicação, estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí aparecem com os rostos pintados de verde escuro e as letras que formam a palavra "cotas" na barriga, em uma suposta provocação para jogadores da Unicamp que, neste ano, teve mais da metade dos ingressantes vindos de escolas públicos. Destes, 43% se declaram como pretos, pardos ou indígenas.

A provocaçao aconteceu durante uma partida de vôlei nos jogos do Pré-Intermed (um torneio esportivo entre faculdades de medicina do Estado), realizado neste ano em Lins.

Do outro lado, integrantes da torcida da Unicamp escreveram "B-U-R-R-O" na barriga. A escrita seria uma provacação para os estudantes da FMJ que não teriam conseguido entrar em uma universidade pública.

A foto dividiu opinião de usuários nas redes sociais e blogs e gerou uma nota de repúdio da Comissão da Marcha da Consciência Negra de Jundiaí e do Centro Acadêmico Adolfo Lutz.

Também em nota, a FMJ afirma que abriu apuração interna para analisar o comportamento dos estudantes. Já a diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp informou que não irá se pronunciar sobre o assunto.

Campo obrigatório