Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Juíza proíbe assembleia na faculdade de direito da UFMG

A ideia da reunião era falar sobre o impeachment de Dilma Rousseff e saber o posicionamento dos estudantes e o que poderia ser feito.

Juíza proíbe assembleia na faculdade de direito da UFMG
Notícias ao Minuto Brasil

18:10 - 30/04/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Negativa

A juíza Moema Miranda Gonçalvez, da 9ª Vara Cível d Belo Horizonte, Minas Gerais, suspendeu uma assembleia convocada pelo Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP), da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A ideia da reunião era falar sobre o impeachment de Dilma Rousseff e saber o posicionamento dos estudantes e o que poderia ser feito.

“Nós fomos surpreendidos com um oficial de justiça dizendo que não poderíamos convocar a assembleia. Essa juíza impediu a realização da reunião, que é um direito constitucional, e ainda censurou possíveis discussões sobre o assunto”, disse a presidente do Caap, Ana Carolina Oliveira, ao site G1.

A liminar acatou uma denúncia feita por dois alunos, Maria Clara Mota e Tulio Campos, que alegaram que o CAAP vem sendo usado como aparelhamento partidário, e que o mesmo já não representa mais os alunos.

Eles alegam que a assembleia foi feita às pressas com o “intuito de aprovar uma greve estudantil contra o impeachment”.

De acordo com Ana Carolina, as acusações são falsas: “Seria um debate. Eu acredito que os estudantes de direito têm argumentos políticos e jurídicos sobre o assunto. O nosso intuito quanto centro acadêmico é promover o debate. Não temos envolvimento com

partido algum”, disse.

Por causa da repercussão, Maria Clara e Tulio desistiram da ação. Em nota publicada neste sábado, eles alegam que não queriam prejudicar o centro acadêmico e nem fazer com que não existam reuniões.

“Acreditamos que após esta repercussão não haverá nenhuma tentativa de votação de greve ou de qualquer outra matéria de tamanha importância sem que o corpo discente seja devidamente informado. Isto faz com que nosso principal objetivo tenha sido alcançado”, diz a nota.

Na liminar, a juíza ale declara “a nulidade da convocatória da AGE (Assembleia Geral) feita pela entidade ré” e determina que a parte ré “abstenha-se de convocar AGE para tratar de assuntos relacionados ao impedimento da Presidente da República, por fugir às suas atribuições estatutárias, e que se abstenha de deflagrar qualquer tipo de movimento grevista estudantil com motivação político-partidária”.

Campo obrigatório