Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dia do Trabalhador: saiba como foram os protestos em todo país

O Dia do Trabalho foi marcado por atos a favor e contra o governo em pelo menos 31 cidades

Dia do Trabalhador: saiba como foram os
 protestos em todo país
Notícias ao Minuto Brasil

00:38 - 02/05/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil 1º de maio

O Dia do Trabalho neste domingo (1º) foi marcado por atos a favor e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A presidente esteve no evento organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo. Durante seu discurso, Dilma anunciou reajuste no Bolsa Família e no Imposto de Renda. Os reajustes anunciados pela presidente foram criticados pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O G1 destaca que houve atos contra o impeachment em ao menos 31 cidades de 19 estados e no DF. No entanto, o público dos atos deste domingo (1º) foi menor do que o registrado em manifestações contra o impeachment em 17 de abril e 31 de março.

As cidades que registraram os maiores atos neste 1º de maio foram em São Paulo, onde houve três eventos: da Força Sindical (pró-impeachment), da CUT (contra o impeachment) e da Conlutas (por novas eleições).

Força Sindical em SP

A Força Sindical esteve reunida na praça Campos de Bagatelle, na Zona Norte de São Paulo. O evento contou com a presença do deputado federal Paulinho da Força e outros parlamentares, que discursaram em defesa do impeachment. A organização diz que 500 mil participaram.

Em seu discurso, o deputado federal Paulinho da Força (SD-SP) afirmou que o anúncio do "pacote de bondades" anunciado pela Dilma Rousseff "parece vingança" e "tentativa de sabotar Temer".

Conlutas na Avenida Paulista

A reportagem refere que a CSP-Conlutas, ligada ao PSTU, esteve na Avenida Paulista e ocupou o vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e milhares pediram "fora, Dilma, Temer, Renan, Cunha, Aécio, Serra, Alckmin e todos". Também defenderam a realização de novas eleições.

CUT no Anhangabaú e discurso de Dilma

A presidente Dilma discursou durante 30 minutos no ato da CUT no Vale do Anhangabaú. A presidente anunciou reajuste de 9% para os beneficiários do Bolsa Fampilia; correção de 5% da tabela do Imposto de Renda a partir de 2017; contratação de 25 mil moradias do "Minha Casa, Minha Vida Entidades"; proposta de ampliação da licença paternidade para funcionários públicos de 5 para 20 dias; criação do Conselho Nacional do Trabalho; e criação do plano safra da agricultura familiar.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iria ao evento, no entanto, sua presença foi cancelada pois o petista estava rouco e foi aconselhado a ficar em casa.

Outras cidades

As manifestações também se estenderam por cidades como Belém,Porto Alegre, Brasília, Maceió, Recife, Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG), Campo Grande, Natal, Goiânia, Vitória, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, Aracajú, João Pessoa, Cuiabá, Caruaru (PE), Campos dos Goytacazes (RJ), Joinville (SC), Laguna, Chapecó e Blumenau (SC).

Confira as fotos dos protestos pelo país.

Veja também: Os melhores memes sobre o 1º de maio

Campo obrigatório