Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Diretor de 'Aquarius', Kleber Mendonça Filho está sob investigação

Advogado do cineasta, Aristóteles Câmara diz que denúncia do Ministério Público é incabível e "não se sustenta"

Diretor de 'Aquarius', Kleber 
Mendonça Filho está sob investigação
Notícias ao Minuto Brasil

15:59 - 23/02/17 por Folhapress

Cultura Denúncia

O MPF (Ministério Publico Federal) abriu um inquérito civil contra Kleber Mendonça Filho, diretor do filme "Aquarius". Em maio de 2016, dias após o protesto da equipe de "Aquarius" em Cannes contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, foi realizada uma denúncia anônima de que haveria irregularidade na captação de recursos para o filme "Aquarius".

Também segundo a denúncia, haveria acúmulo de poder do cineasta, já que, na época, ele dirigia um órgão ligado ao governo federal, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) no Recife.

De acordo com seu advogado, Aristóteles Câmara, a denúncia é incabível e "não se sustenta". Segundo ele, a lei usada para captação de recursos no filme não foi a Lei Rouanet, mas a Lei do Audiovisual.

"Mesmo que fosse aplicável a Lei Rouanet, não haveria impedimento algum, porque a Fundaj é vinculada ao Ministério da Educação e não ao da Cultura", afirma Aristóteles.

Kleber Mendonça permaneceu na Fundaj até setembro de 2016 e atualmente é curador do Instituto Moreira Salles. Procurado pela Folha, o MPF informou que o procurador do caso está de férias e que só ele poderia falar sobre o caso. Com informações da Folhapress. 

Leia também: José Padilha vai dirigir adaptação de livro de não-ficção

Campo obrigatório