Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Promotoria requer tutela da Banda Sinfônica em ação contra Estado de SP

Requerimento é um desdobramento de um inquérito que investiga possível dano ao patrimônio cultural decorrente do desmonte do grupo.

Promotoria requer tutela da Banda Sinfônica em ação contra Estado de SP
Notícias ao Minuto Brasil

22:40 - 24/03/17 por Folhapress

Cultura Impasse

O Ministério Público de São Paulo moveu nesta sexta-feira (24) uma ação contra o Estado de São Paulo requisitando a tutela antecipada da Banda Sinfônica.

Segundo a ação da 1ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, a intenção é preservar o grupo o mais rápido possível, mesmo antes da tramitação e conclusão de uma ação civil pública contra o Estado.

O requerimento é um desdobramento de um inquérito que investiga possível dano ao patrimônio cultural decorrente do desmonte do grupo.

"Trata-se de um pedido de reconhecimento da importância artística e cultural da banda e de sua preservação", afirma o promotor Marcos Stefani. Segundo ele, uma das possíveis consequências do pedido, no futuro, poderia ser a recontratação dos 65 músicos que foram demitidos em fevereiro.

A ação "intercede ao Estado que não pratique atos incompatíveis com a preservação da banda" e impõe a ele que providencie o tombamento do corpo artístico e promova medidas voltadas à continuidade do grupo, como a manutenção do quadro de músicos.

O documento evidencia o caráter urgente da tutela, tendo em vista "o perigo de dano" decorrente "das ações rápidas e temerárias que vem sendo adotadas pela Secretaria da Cultura".

"Nesse ritmo, nada restará a proteger, a não ser a saudade deixada pela BSESP. Não é essa a preferência legal de tutela do patrimônio artístico e cultural. Ao contrário, o Direito busca manter viva a cultura, de modo a garantir às presentes e às futuras gerações a difusão e a vivência da experiência artística", afirma o texto.

Procurada pela reportagem, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo afirma que o Estado ainda não foi citado. "Assim que isso ocorra, dentro do prazo legal, a PGE analisará o teor da eventual decisão e, se for o caso, entrará com o(s) recurso(s) cabível(ís)", disse em nota.

INQUÉRITOS

Há, atualmente, dois inquéritos do Ministério Público que investigam questões relacionadas à banda. Um deles é o que apura possível dano ao patrimônio cultural com o desmonte da banda.

O outro, da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social, investiga suposta irregularidade na convocação de organizações sociais interessadas na gestão das orquestras Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e do Theatro São Pedro, além de outros equipamentos, programas e corpos artísticos.

Neste mês, a Justiça de SP suspendeu essa convocação sob indícios de direcionamento. A suspeita é que o edital tenha privilegiado o Instituto Pensarte, OS gestora dos grupos desde 2012 e cujo contrato com o Estado encerra em abril.O Pensarte recorreu da decisão, mas a Justiça manteve a suspensão.

ENTENDA

A expectativa pelo desmonte da Banda Sinfônica mobilizou seus integrantes desde dezembro de 2016, quando foram avisados de um novo corte no orçamento dedicado à manutenção do grupo e das orquestras Jazz Sinfônica e do Theatro São Pedro, geridas pela mesma OS.

De acordo com um abaixo-assinado feito na época, a banda e as orquestras sofreram cortes de 20% da verba desde 2015.

No mesmo mês, após lobby da Banda Sinfônica, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, durante votação do orçamento de 2017 do governo Geraldo Alckmin (PSDB), uma emenda que garantiu o repasse adicional de R$ 5 milhões à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Segundo informou a Secretaria da Cultura, a verba foi contingenciada por meio de decreto publicado em 6 de janeiro deste ano. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório