Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil está a beira do precipício, diz economista americano

Nouriel Roubini foi um dos poucos economistasa prever a crise financeira de 2008, ele destaca: "O Brasil está à beira de um precipício"

Brasil está a beira do precipício, diz economista americano
Notícias ao Minuto Brasil

05:59 - 13/10/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia Crise

Nouriel Roubini é professor de economia internacional na New York University e também comanda a consultoria Roubini Global Economics (RGE).

Para o economista, sem o ajuste fiscal, o Brasil perderá o grau de investimento por outras agências de rating, a exemplo do que aconteceu com a S&P em setembro, os "spreads" (custo de tomar empréstimos) de empresas e do governo vão explodir, o real vai entrar em queda livre e a economia vai encolher ainda mais.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Roubini não se mostrou tão pessimista em relação ao futuro do país. "O Brasil não está fadado a ter uma crise, é possível evitá-la", enfatiza. Para isso, no entanto, não há atalhos, é preciso fazer um superavit primário de pelo menos 0,7% em 2016, explica o economista.

Roubini estima que o PIB brasileiro vá encolher cerca de 3% neste ano e ficar estagnado ou levemente positivo em 2016, desde que haja ajuste (segundo o relatório Focus, o mercado espera queda do PIB de 2,85% em 2015 e de 1% em 2016).

Campo obrigatório