Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Se em 2016 o PIB ficar negativo em quase 2% será o caos, diz Alckmin

O governador afirmou que os investimentos em infraestrutura como os que serão possibilitados pelo InfraPaulista geram muito emprego na área de construção civil

Se em 2016 o PIB ficar negativo em quase 2% será o caos, diz Alckmin
Notícias ao Minuto Brasil

17:24 - 24/11/15 por Estadao Conteudo

Economia Tucano

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta terça-feira, 24, que uma queda de quase 2% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2016 representaria "o caos" e que é necessário lutar para que essa nova retração não se concretize.

A fala de Alckmin, feita durante cerimônia de lançamento do InfraPaulista, um fundo de investimento para realização de projetos de infraestrutura em municípios do Estado de São Paulo, se refere às novas projeções oficiais do governo federal para os indicadores da economia no próximo ano. A equipe econômica passou a prever uma retração do PIB de 1,9% em 2016, ante queda de 1% na estimativa anterior. Os novos números foram divulgados na segunda-feira, 23, pelo Ministério do Planejamento e enviados à Comissão Mista de Orçamento (CMO) para atualizar os parâmetros utilizados no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016.

"Se nós tivermos, de novo, PIB negativo, e de quase 2%, é o caos", disse o governador. "Uma coisa é você sobreviver por um ano, mas pelo terceiro ano sem crescimento, uma retração, num País jovem como o Brasil, que precisa gerar bastante emprego... nós temos que lutar para isso não acontecer".

O governador afirmou que os investimentos em infraestrutura como os que serão possibilitados pelo InfraPaulista geram muito emprego na área de construção civil, além de reduzirem o custo Brasil e melhorarem a competitividade e a eficiência do País. "Fomos buscar crédito não para consumo, mas para investimento nos municípios."

Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório