Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Manifestantes da CUT protestam contra leilão de hidrelétricas da Cesp

Um grupo de aproximadamente 30 pessoas carrega faixas contra a privatização das usinas da estatal paulista

Manifestantes da CUT protestam contra leilão de hidrelétricas da Cesp
Notícias ao Minuto Brasil

10:16 - 25/11/15 por Estadao Conteudo

Economia São Paulo

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) protesta, em frente à sede da BM&FBovespa, contra o leilão de usinas hidrelétricas que será promovido nesta quarta-feira, 25, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Um grupo de aproximadamente 30 pessoas carrega faixas contra a privatização das usinas da estatal paulista Cesp. As usinas de Jupiá e Ilha Solteira são os principais empreendimentos a serem licitados nesta quarta.

Juntas, as duas usinas possuem aproximadamente 5 mil MW de potência instalada, o equivalente a 3,6% do atual parque gerador nacional. Com a relicitação das usinas, o governo federal almeja receber R$ 13,8 bilhões em bônus de outorga. O leilão, que será composto por 29 usinas, poderá movimentar até R$ 17 bilhões em pagamento de outorga.

Além das usinas da Cesp, outros empreendimentos controlados por estatais estaduais podem ser relicitadas hoje. É o caso de hidrelétricas da mineira Cemig, da paranaense Copel, da catarinense Celesc e da goiana Celg Geração e Transmissão.

O leilão ocorre na BM&FBovespa e tem início previsto para 10 horas. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório