Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Empresas adotam estratégias para contornar aumento na conta de luz

Em 2015, a conta de luz industrial subiu, em média, 45,98%, após uma alta média de quase 12% em 2014

Empresas adotam estratégias para contornar aumento na conta de luz
Notícias ao Minuto Brasil

10:19 - 09/02/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Custos

Diante do aumento na conta de luz, as maiores empresas do país adotaram estratégias para driblar o alto custo da energia.

Segundo informações do Extra, as companhias criaram diretorias dedicadas ao tema, caso da Oi, e até o desenvolvimento de grupos de trabalho para ir além da já conhecida troca de lâmpadas, como a Wilson,Sons e o Grupo Pão de Açúcar.

"A geração própria é apenas umas das iniciativas. Passamos a comprar energia no mercado livre para aproveitar os preços menores e trocamos as lâmpadas, por versões mais eficientes, em 500 prédios. Passamos a desligar as luzes de várias áreas nos prédios para economizar. Metade dos elevadores é desligada após as 19h. A diretoria de Energia conta com 15 pessoas", explica Marco Norci Schroeder, diretor administrativo-financeiro da Oi.

De acordo com a consultoria Safira, em 2015, a conta de luz industrial subiu, em média, 45,98%, após uma alta média de quase 12% em 2014.

Para 2016, o avanço deve ficar entre 5% e 10%, após as reduções dos valores das bandeiras tarifárias e da revisão do orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um encargo social do setor.

Campo obrigatório