Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cai em 5% a Bolsa do Japão e mercado opera com inconstância

As recentes variações do iene foram "bruscas", afirma ministro das Finanças Taro Aso

Cai em 5% a Bolsa do Japão 
e mercado opera com inconstância
Notícias ao Minuto Brasil

18:00 - 09/02/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Volatilidade

A Bolsa de Valores de Tóquio caiu mais de 5% nesta terça (9), atingindo o valor mais baixo dos últimos três anos. Segundo O Globo, a taxa de de juros dos títulos de dez anos da dívida do Japão ficaram abaixo de zero pela primeira vez. Operando com volatilidade, a Wall Street alterna ganhos e perdas e o movimento é semelhante nas Bolsas europeias.

O Índice de Nikkei despencou para 5,4%, chegando ao seu menor nível desde 21 de janeiro. Em função do Ano Novo Lunar, as bolsas de Xangai e Hong Kong não operaram. Até as 14h (Brasília), o índice Dow Jones recuava 0,31%, enquanto o S&P perdia 0,40%. O Nasdaq operava com queda de 0,36%.

Taro Aso, ministro das Finanças do Japão, afirmou, nesta terça-feira, que as recentes variações do iene foram "bruscas". Aso considera que isso foi um alerta aos mercados para que não elevem demasiadamente a moeda japonesa e coloquem em risco os efeitos positivos das políticas de incentivo econômico do primeiro-ministro Shinzo Abe. “A temática geral continua a ser a situação bancária na Europa, que deixou em aberto o risco do mercado e lentamente afeta os mercados de créditos”, disse Chad Morganlander, gerente de portfólio na Stifel, Nicolaus & Co, em Nova Jersey.

A Bolsa de Frankfurt fechou no menor nível em 16 meses, enquanto nos EUA a queda do índice Nasdaq, de tecnologia, chegou a 3,4%, mas estacionou em menos de 2% no fechamento.

Campo obrigatório