Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aeroportos regionais registraram 19 milhões de passageiros em 2015

Entre as estruturas regionais que movimentam mais de 300 mil passageiros por ano, Altamira (PA) foi o que registrou o maior crescimento: 35,9% a mais que em 2014

Aeroportos regionais registraram 19 milhões de passageiros em 2015
Notícias ao Minuto Brasil

08:11 - 13/04/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Aviação

Em 2015, os aeroportos regionais brasileiros movimentaram cerca de 19 milhões de passageiros, um aumento de 2,4% em relação ao ano anterior, de acordo com o estudo realizado pelo Departamento de Planejamento e Estudos (DPE) da Secretaria de Aviação da Presidência da República.

Já os números dos terminais

das capitais se mantiveram estáveis, sem variação na comparação com 2014, aponta o estudo.

Com o resultado, a aviação regional contribuiu para que a movimentação total de passageiros nos aeroportos brasileiros em 2015 tivesse um acréscimo de 0,2%. Atualmente, a aviação regional representa 8,8% do fluxo anual de viajantes do País.

Entre os aeródromos regionais que movimentam mais de 300 mil passageiros por ano, Altamira (PA) foi o que registrou o maior crescimento: 35,9% a mais que em 2014. O resultado tem uma explicação: as obras para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Já os terminais de Navegantes (SC), Ribeirão Preto (SP) e Foz do Iguaçu (PR) tiveram aumento de 9,8%, 9,6% e 9,5%, respectivamente. Ilhéus, na Bahia, ficou em quinto lugar, com 8,6%. Foz do Iguaçu registrou o melhor resultado absoluto entre os regionais: dois milhões de viajantes ao longo de 2015.

“O resultado nos mostra a importância de investirmos nos aeroportos regionais. Eles serão fundamentais para o desenvolvimento do setor, integração do País e a promoção da inclusão social. Por isso, a nossa expectativa é realizar, ainda este ano, as primeiras licitações para as obras do Programa de Aviação Regional, que contempla 270 aeródromos regionais”, relatou o secretário de Aeroportos, Leonardo Cruz.

Enquanto Altamira registrou o maior crescimento no volume de passageiros entre os aeroportos regionais em 2015, o aeródromo de Navegantes (SC) registrou o maior crescimento de movimentos de aeronaves, com alta de 6,4% ante 2014.

Clique aqui e acesse o Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo 2015,

estudo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

Conexão regional

Contemplados no Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação, os 270 aeroportos regionais têm previstos investimentos da ordem de R$ 7,3 bilhões para construção e reforma de aeródromos. O programa foi criado com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras.

Segundo o Portal Brasil, o investimento é oriundo do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, e que só pode ser investido de volta no próprio setor. A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita diretamente pelo governo federal, sem repasse de verbas a estados ou municípios.

Mais de 40 milhões de brasileiros vivem, hoje, a centenas de quilômetros do aeroporto mais próximo da região. O programa trabalha para encurtar essas distâncias, aproximando moradores e turistas dos aeroportos brasileiros. O objetivo é que 96% da população esteja a, no máximo, cem quilômetros de um terminal aeroportuário.

Campo obrigatório