Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Analistas projetam estagnação e 'PIB zero' até ao final do ano

Especialistas econômicos estão discutindo o cenásrio de possível recessão técnica que o Brasil está atravessando nesse momento, com base no recuo do PIB mas a avaliação geral prevê estagnação e crescimento quase inexistente no final do ano, descreve a Folha de S. Paulo.

Analistas projetam estagnação e 'PIB zero' até ao final do ano
Notícias ao Minuto Brasil

06:16 - 31/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Previsão

De acordo com Fábio Silveira, economista na consultoria GO Associados, admite a possibilidade de estagnação, depois de ter feito uma previsão de crescimento de 0,5%. “O país está em recessão; tanto faz se é técnica ou não. Mas esse quadro deve ser moderadamente revertido no quarto trimestre”, afirmou o especialista.

Já o analista Ilan Goldfjan, economista do Itaú, considera um crescimento de 0,2% tendo, anteriomente, previsto 0,6%. “Os indicadores não apontam ainda uma retomada mais vigorosa”, avaliou o analista.

Outros especialistas afirmam ser ainda prematuro falar de recessão com base nos resultados de dois trimestres. Para a economista Silvia Matos, esse cenário é mais complexo e terá que contar ainda com corte de vagas e diminuição nas rendas.

“È melhor olhar uma gama maior de informações. Mas a maioria dos daods tem sido ruim – indústria, varejo e serviços. Também pelo mercado de trabalho a sinalização é de recessão. A questão é que é uma recessão relativamente leve, mas mais duradoura”, avaliou o analista Sergio Vale, da MB Associados, que coloca a previsão de crescimento para 0,5%.

“Prefiro olhar a formação bruta de capital [investimentos]. Estamos vivendo uma estagnação, mas com tendência de deteriorização, porque caíram os investimentos. Estamos plantando menos e vamos colher menos”, disse Otto Nogami. Professor do Isper.

Campo obrigatório