Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Seguro-desemprego: Contribuintes do Rio ainda estão confusos

Perto de completar um mês, as novas regras do seguro-desemprego ainda não estão claras para os trabalhadores que precisam recorrer ao benefício. Na manhã de hoje (26), a fila era grande no posto da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), na Avenida General Justo, no centro do Rio.

Seguro-desemprego: Contribuintes do Rio ainda estão confusos
Notícias ao Minuto Brasil

18:56 - 26/03/15 por Agência Brasil

Economia Regras

Demitido antes de março, Adriano Pereira da Silva, de 45 anos, aguardava ser atendido após passar a segunda noite sem dormir.

“Eu estou há dois dias sem dormir, cheguei aqui três horas da manhã. O rapaz ali chegou às 23 h. Eu fui o sexto a chegar. Vim na quarta-feira e vim hoje também. Tem uma moça ali que tá fazendo o trabalho de três funcionários”.

A auxiliar de serviços gerais Vanessa Melo, de 25 anos, foi demitida do primeiro emprego após ter trabalhado dez meses. Como não se informou sobre a nova lei de concessão do benefício, perdeu tempo na fila. “Não me informei sobre nada disso ainda, o rapaz da firma falou que eu ia saber aqui se ia ter direito ou não. Eu cheguei era 4h25 e só tem uma pessoa atendendo, isso aqui está um caos”.

Pela nova regra, Vanessa não tem direito ao benefício porque foi demitida após o dia 28 de fevereiro de 2015 e não completou 18 meses de emprego. O mecânico em refrigeração Rogério Quintanilha, de 37 anos, cobrou mais esclarecimento no posto de atendimento. “Não me informei, estou meio por fora, mas ninguém me explicou nada até agora. De repente a pessoa fica parada aí só perdendo tempo. Deveria ter uma coisa mais concreta, um atendimento melhor”.

A Setrab informa que todos os atendimentos estão sendo feitos normalmente nos 62 postos. Quanto ao posto da Avenida General Justo, o órgão diz que o local tem assento para receber o trabalhador e “não existe registro de que as pessoas precisem chegar de madrugada para serem atendidas”. Também informa que “todos os esclarecimentos são fornecidos previamente no local”. Quanto ao atendimento de hoje, a Setrab informa que “todas as pessoas que se dirigiram ao posto foram atendidas” totalizando 55 pedidos de Intermediação de Mão de Obra, 82 requerimentos de Seguro-Desemprego e oito emissões de Carteira de Trabalho de CTPS, “sem qualquer reclamação”.

Para melhor informar o trabalhador sobre as mudanças, a Setrab publicou ontem (25) em seu site, na seção de serviços, informações práticas sobre as mudanças no seguro-desemprego.

Na primeira solicitação, o trabalhador pode receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses nos últimos três anos, e cinco parcelas se tiver trabalhado mais de 24 meses nos últimos três anos. Na segunda solicitação, recebe quatro parcelas quem trabalhou entre 12 e 24 meses em três anos.

A partir da terceira solicitação, recebe três parcelas quem trabalhou entre seis e 11 meses, quatro parcelas quem trabalhou entre 12 e 23 meses e para receber cinco parcelas é preciso ter trabalhado pelo menos 24 meses nos últimos três anos.

*Colaborou Dylan Araujo, repórter da Radioagência

Campo obrigatório