Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dólar sobe 12% e lidera aplicações em março

No mês, a moeda americana teve alta de 12,04%, já a Bovespa registrou recuo de 0,84%

Dólar sobe 12% e lidera aplicações em março
Notícias ao Minuto Brasil

08:38 - 01/04/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia Economia

Com valorização de mais de 20% no primeiro trimestre, o dólar foi a aplicação mais rentável em março. No mês, a moeda americana teve alta de 12,04%. Impulsionado pelo avanço do dólar, o ouro subiu de 10,43%. Já a Bovespa, que liderou os investimentos em fevereiro, ficou na lanterna, com recuo de 0,84%.

"O dólar se valorizou frente às principais moedas, sobretudo pela discussão de quando os Estados Unidos vão subir os juros", diz Fabio Colombo, administrador de investimentos. "O outro lado é a questão interna: o nosso cenário econômico ruim, a indicação do ministro Levy de que não renovaria o estoque de swaps cambiais, além das turbulências do cenário político", diz. Apesar da valorização, o investimento em dólar para quem não possui dívida em moeda estrangeira ou tem uma viagem marcada é desaconselhado pelos especialistas, pela alta oscilação e grau de risco.

Já o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) - principal termômetro do mercado acionário brasileiro - teve queda de 0,84% no mês. "O cenário ruim interno está espantando os investimentos. Isso é visto na queda dos índices de confiança do consumidor e do empresariado", diz Michael Viriato, coordenador do laboratório de finanças do Insper.

A renda fixa avançou 1,17% em março; os fundos DI, 1,06%. "A renda fixa vem subindo em função das taxas nominais - março teve mais dias úteis, por exemplo -, mas a inflação alta do jeito que está corrói todo o ganho", diz Colombo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Campo obrigatório