Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cascavel tenta falsificar testes de covid-19 antes de jogo contra o Athletico-PR

Por conta da situação, quatro jogadores do Cascavel foram vetados do confronto com o Athletico-PR

Cascavel tenta falsificar testes de covid-19 antes de jogo contra o Athletico-PR
Notícias ao Minuto Brasil

13:27 - 23/04/21 por Estadao Conteudo

Esporte Pandemia

Uma tentativa de falsificação em exames de covid-19 fez a Federação Paranaense de Futebol (FPF) vetar quatro jogadores do Cascavel antes do confronto com o Athletico-PR na quinta-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelo Campeonato Paranaense. Os zagueiros Lapa e Castro e o meia Gabriel Oliveira estavam entre os titulares e foram substituídos por Pedra, Eder Wilson e Vanderlan. Completa a lista o volante Enzzo, que não viajou a Curitiba, mas teve o seu nome envolvido no escândalo. O clube alegou que os jogadores foram substituídos porque tiveram febre.

A entidade que comanda o futebol paranaense disse que o laboratório responsável confirmou que os atletas não realizaram os testes nas datas previstas. O próximo passo agora, segundo a FPF, é denunciar os jogadores ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR). De acordo com o texto, o desdobramento visa "consequente apuração, oportunização do contraditório e ampla defesa e, se for o caso, aplicação das penalidades cabíveis".

Em função da pandemia do novo coronavírus e do seu alto grau de letalidade, a FPF aplica como conduta que qualquer pessoa com doença comprovada em atividade ou com a temperatura acima dos 37,5°C está impossibilitado de exercer a sua função. Entre as medidas protocolares do futebol, o clube tem ainda de testar toda a delegação (incluindo comissão técnica, atletas, equipe de apoio, staff operacional e dirigentes que estejam com o grupo) a cada jogo. A data de validade dos exames é de até três dias anteriores à data do confronto.

Mas o problema de falsificação de exames pode ser ainda maior. Ao todo, 14 laudos irregulares foram apresentados à FPF. Quatro membros da comissão técnica e seis integrantes da diretoria também foram retirados do estádio antes de a partida ter início. A dona do laboratório Exame, responsável pelos testes do Cascavel, Rosangela Aparecida Silveira, acredita que testes podem ter sido falsificados em outras partidas no Estado.

O jogo em questão foi válido pela quarta rodada e teve vitória do Athletico-PR por 3 a 1, de virada. Ramon fez o gol do Cascavel enquanto que Aguilar, Jadson e Reinaldo garantiram os três pontos para o time de Curitiba. O Cascavel poderá ser punido e excluído do campeonato. Os atletas retirados, se tiverem seus testes confirmados para a doença, poderão também receber gancho pesado. Como o caso é inédito, membros da FPF e do Tribunal Desportivo terão de se reunir para tomar as providências.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório