Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Austrália proíbe atletas em favelas e é criticada por Eduardo Paes

"Existe muita ignorância sobre o Rio e o Brasil, além de um certo de drama de como as coisas são", afirmou o prefeito

Austrália proíbe atletas em favelas e é criticada por Eduardo Paes
Notícias ao Minuto Brasil

10:20 - 24/02/16 por Estadao Conteudo

Esporte Polémica

O Comitê Olímpico da Austrália (AOC, na sigla em inglês) vai oferecer aos seus atletas uma cartilha na qual veta a ida deles a favelas durante a presença da delegação no Rio para os Jogos Olímpicos. A decisão, revelada no domingo pelo jornal australiano Herald Sun, gerou críticas do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).

"Existe muita ignorância sobre o Rio e o Brasil, além de um certo de drama de como as coisas são. Cá entre nós, o comitê australiano tem sido fonte de agressões contra o Brasil. E a gente ama Sydney", comentou o prefeito, na terça-feira.

Paes se referia ao fato de John Coates, presidente do AOC e membro da comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI) que cuida dos Jogos do Rio, ter dito em abril de 2014 que a preparação da Cidade Maravilhosa era a pior que ele tinha visto. Bastante criticado, ele logo voltou atrás e disse que confiava que o trabalho seria bem feito.

Agora, entretanto, a Austrália demonstra preocupação com a segurança da cidade. "Nossos atletas certamente vão interagir com os cariocas e vão aproveitar a praia de Copacabana. Mas as favelas são áreas que não podemos controlar e a segurança pessoal de nossos atletas vem antes", explicou à agência de notícias The Associated Press o porta-voz do AOC, Mike Tancred.

De acordo com ele, a Austrália não pode permitir que os atletas subam as favelas porque o comitê não consegue controlar um grande número de atletas indo a lugares diferentes ao mesmo tempo.

Tancred, porém, não deixou de tentar demonstrar simpatia com o País: "Nós amamos o Brasil e estamos ansiosos para compartilhar a emoção. O Rio teve um tremendo progresso na preparação para os Jogos e não temos dúvidas de que o Rio vai entregar (o esperado)". Com informações do Estadão Conteúdo.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório