Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Torneio interno vai definir time masculino de ginástica para Olimpíada

Todos eles farão apresentações perante árbitros internacionais

Torneio interno vai definir time masculino de ginástica para Olimpíada
Notícias ao Minuto Brasil

19:54 - 29/04/16 por Folhapress

Esporte Escolhidos

A definição dos cinco titulares e um reserva que vão compor a seleção brasileira masculina de ginástica artística nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, será feita após quatro avaliações que funcionarão como uma competição.

Segundo o treinador-chefe da equipe, Renato Araújo, as quatro sessões serão realizadas no Rio, em 12 e 14 de maio e 16 e 18 de junho, com todos os ginastas que integram a seleção – Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Arthur Nory e Sérgio Sasaki, entre outros. Apenas seis serão selecionados para o megaevento.

Todos eles farão apresentações perante árbitros internacionais, que avaliarão o desempenho e darão notas, tal qual um torneio convencional. "Só não haverá presença de público, de resto é como se fosse um campeonato", disse Araújo.

Ao somatório das avaliações serão adicionados outros fatores de peso, como participação individual em competições da atual (cerca de 80% de relevância) e da última temporada (20%).

Aos ginastas especialistas, como Zanetti e Hypolito, também foram definidos índices mínimos de classificação, estabelecidos pela própria comissão técnica da equipe nacional. "Não há nenhum atleta garantido na seleção, todos vão ter que passar pela avaliação", emendou. "Tentamos fazer com o maior rigor possível, para incentivar os atletas."

Ele, porém, confirmou que Zanetti, atual campeão olímpico na prova de argolas, é peça-chave no grupo que irá aos Jogos. Nory, quarto colocado na barra fixa no Mundial de Glasgow, no ano passado, também está praticamente assegurado.

A definição dos atletas sairá até o dia 28 de junho, prazo final para inscrição da equipe na Rio-2016. O anúncio público será feito no início de julho.

Araújo contou que a seletiva em formato de competição fechada foi adotado em 2015, antes do Mundial de Glasgow, e a avaliação foi positiva.

Foi exatamente na competição que a seleção masculina conquistou, pela primeira vez na história, vaga em uma Olimpíada. Até então, ginastas do país participaram apenas de forma individual.

Depois da definição da equipe, a programação prevê participação na etapa de Anadia (POR) da Copa do Mundo, um período curto de aclimatação no exterior e uma fase final de atividades em São Bernardo do Campo. Então, a delegação parte para a Vila dos Atletas da Rio-2016. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório