Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Adolescente de 14 anos é condenado por plano de atentado

Durante o inquérito, as autoridades encontraram numerosas imagens violentas de propaganda do EI no computador e telefone do adolescente

Adolescente de 14 anos é condenado por plano de atentado
Notícias ao Minuto Brasil

08:56 - 26/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Áustria

A justiça austríaca condenou hoje (26) a dois anos de prisão um adolescente de 14 anos, acusado de um planejar um atentado a bomba em uma estação de Viena, em nome do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O adolescente teria entrado em contato com representantes do EI em Viena e procurava fabricar uma bomba que explodiria em Westbahnhof, uma das principais estações ferroviárias da capital austríaca. Em seguida, queria partir para a Síria.

Julgado por "participação em atentado terrorista", o acusado reconheceu a culpa. Devido à idade do jovem, que já cumpriu cinco meses em detenção, a pena máxima era de cinco anos de prisão. Durante o inquérito, as autoridades encontraram numerosas imagens violentas de propaganda do EI no computador e telefone do adolescente.

O acusado, de origem alevita, ramo do Islã xiita praticado sobretudo na Turquia, começou a aproximar-se do sunismo radical no início do ano passado. Ele chegou à Áustria em 2007, "cresceu sem pai" e foi colocado em uma escola para crianças com grandes dificuldades, onde "as perspetivas profissionais são quase inexistentes", por isso "procurou ser reconhecido, pertencer a um grupo", disse o advogado de defesa Rudolf Mayer.

A avaliação psiquiátrica do adolescente estabeleceu que, apesar de "falta de maturidade", o acusado era penalmente responsável pelos atos. Mais de 200 pessoas, incluindo mulheres e menores, viajaram da Áustria para a Síria e Iraque, de acordo com as autoridades. Cerca de 70 suspeitos regressaram ao país e vários aguardam julgamento.

Campo obrigatório