Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Inventado equipamento que detecta doenças pela respiração

O protótipo já conseguiu identificar com êxito a cirrose hepática

Inventado equipamento que detecta doenças pela respiração
Notícias ao Minuto Brasil

05:18 - 15/06/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Japão

Uma empresa de Tóquio desenvolveu um protótipo de uma máquina para detectar doenças através da respiração. Esse é um dispositivo que pode permitir, no futuro, a realização de diagnósticos de forma mais rápida e simples.

O protótipo, concebido pela Nihon Dempa Kogyo em colaboração com a Universidade de Kitakyushu, já conseguiu identificar com êxito a cirrose hepática, ao verificar a presença de amoníaco na respiração, segundo o jornal 'Nikkei'.

O sistema recorre a "oscilares do quartzo", cujos eletrodos são revestidos de membranas especiais. Ao serem expostos aos gases presentes na respiração de uma pessoa e, mais tarde, a uma amostra de ar, os osciladores reagem, mostrando se uma determinada substância está presente ou não no hálito do indivíduo.

De acordo com a empresa, a vantagem deste sistema de cristais de quartzo é que, ao contrário de outros métodos baseados em semicondutores ou sistemas microeletromecânicos que detectam gases a partir do odor, a sensibilidade é muito maior.

O objetivo é conseguir desenvolver o equipamento de modo a que o paciente possa soprar quase diretamente sobre os osciladores, o que permitiria um diagnóstico praticamente instantâneo, indica a empresa, salientando também os baixos custos de produção do equipamento.

Campo obrigatório