Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com que frequência devemos lavar o cabelo?

As opiniões em relação ao uso do shampoo dividem-se entre os profissionais especialistas em pele, cabelo e couro cabeludo

Com que frequência devemos lavar o cabelo?
Notícias ao Minuto Brasil

16:23 - 29/06/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Beleza

Afinal, com que frequência e como é que devemos lavar o cabelo?

Alguns especialistas são contra a lavagem frequente porque dizem que leva a uma superprodução de sebo (oleosidade) para compensar a sua constante remoção.

Outros dizem que é necessário lavar o cabelo com shampoo para prevenir a acumulação de sebo nos poros e nos folículos do cabelo, que dão origem a problemas de pele como a acne.

A plataforma de medicina alternativa Cure Joy explica que o cabelo pode ser comparado às fibras. Quanto mais lavar, pior será a aparência.

Portanto, não deve lavar o cabelo todos os dias. Mas, a frequência das lavagens depende muito do seu tipo de cabelo, do comprimento e outros fatores.

Quanto mais comprido, grosso, encaracolado e bem tratado for o seu cabelo, maior deverá ser o intervalo entre lavagens.

Mas, mesmo os cabelos mais finos, curtos e lisos podem ser lavados a cada dois dias, por exemplo.

Além disso, a forma como lava o seu cabelo é mais importante do que a frequência. É importante que retire bem o shampoo do couro cabeludo para que não seque as raízes. É importante também que escolha os produtos certos para o seu tipo de cabelo.

Se lava o cabelo com muita frequência opte por um shampoo e condicionador leves e à base de água. Se sente que o seu cabelo fica ‘escorrido’ no dia a seguir à lavagem, pode estar a usar um shampoo e/ou condicionador que é muito ‘rico’ e ‘espesso’ para o seu cabelo, descreve o mesmo meio.

Entre lavagens pode ‘refrescar’ o seu cabelo e limpar as raízes com shampoo seco ou pó de talco.

Campo obrigatório