Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Empresa quer criar boneca sexual com inteligência artificial

Empresário imagina que suas bonecas poderão cumprir diversos papéis, indo além do entretenimento adulto, revela a publicação

Empresa quer criar boneca sexual com inteligência artificial
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 06/07/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Tecnologia

Inteligência artificial e robôtica: um fabricante de bonecas sexuais espera lançar, em dois anos, uma versão de seu produto que seja capaz de compreender o que o usuário diz e conversar com ele.O americano Matt McMullen é o CEO da companhia RealDoll, um negócio instalado em San Marcos, na Califórnia, que ele começou em 1997.

O jornal Folha de S.Paulo divulgou que a empresa fabrica bonecas articuladas de silicone em tamanho real para fins eróticos. As bonecas mais baratas custam US$ 6.500 (cerca de R$ 20 mil). A empresa vende entre 300 a 400 por ano, e as suas bonecas já figuraram até mesmo em séries de TV americanas.

"Esse é o próximo passo natural", afirma McMullen à Folha. "Estamos vendo que as pessoas estão interagindo cada vez mais com seus dispositivos e se apegando a eles."

O empresário imagina que no futuro suas bonecas poderão cumprir diversos papéis, indo além do entretenimento adulto, revela a publicação.

"Eu imagino que você possa ligar para ela e dizer: 'Estou indo para Londres semana que vem, como está o tempo por lá?', e ela irá acessar a internet e lhe dar a informação", diz. "Será como falar com a Siri [inteligência artificial dos dispositivos da Apple], mas ela terá um corpo e um rosto."

Inteligência artificial

McMullen trabalha com especialistas em programação e robótica para desenvolver o sistema do que ele chama de RealBotix –uma cabeça robótica adaptada para suas bonecas.

"Um dos desafios é no reconhecimento de voz", diz. "Não queremos que a boneca dê respostas simples e previsíveis, mas que ela perceba o humor do usuário em sua fala e ofereça respostas de acordo."

A publicação cita que a empresa está trabalhando num protótipo que é capaz de piscar e abrir e fechar sua boca, em paralelo com os sistemas computacionais da inteligência artificial. Também há a possibilidade de interagir com a boneca por meio de óculos de realidade artificial.

Campo obrigatório