Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coligação vai intensificar luta contra o Estado Islâmico

"Não vai ser rápido. Esta é uma campanha a longo prazo", disse Barack Obama, prevendo "avanços", mas também "contratempos"

Coligação vai intensificar luta contra o Estado Islâmico
Notícias ao Minuto Brasil

19:37 - 06/07/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Obama

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje (06) que a coligação internacional, liderada por Washington, está decidida a intensificar a luta contra o autointitulado grupo Estado Islâmico (EI) na Síria.

O presidente norte-americano reiterou que a campanha contra os 'jihadistas' levará "algum tempo", em declaração no Pentágono. "Os ataques aéreos continuam visando instalações de petróleo e gás, que financiam muitas das operações do EI. Temos como objetivo a direção e infraestruturas do EI na Síria", precisou.

Nos últimos dias, a coligação liderada pelos norte-americanos comandou ataques aéreos sem precedentes sobre Raqa, a capital de facto do grupo EI na Síria, danificando infraestrutura usadas por 'jihadistas'.

Os ataques causaram a morte a pelo menos 30 pessoas, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). De acordo com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, o bombardeamento efetuado pelos Estados Unidos visa apoiar os avanços das forças curdas.

"Durante o ano passado, vimos que, com um parceiro eficaz no Terreno, o EI pode ser repelido", disse Obama, que referiu a reconquista, em final de março, da cidade de Tikrit, no norte do Iraque.

Sublinhando que a coligação internacional tinha já realizado mais de 5.000 ataques aéreos no Iraque e na Síria, o Obama assegurou que foram eliminados "milhares de combatentes, incluindo altos responsáveis do EI".

"Não vai ser rápido. Esta é uma campanha a longo prazo", disse, prevendo "avanços", mas também "contratempos".

Campo obrigatório