Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Falha geológica ameaça provocar grande terremoto e tsunami

A última vez que a falha deu origem a um grande terremoto foi em 1700, causando um tsunami que chegou à costa do Japão

Falha geológica ameaça provocar grande terremoto e tsunami
Notícias ao Minuto Brasil

10:29 - 28/07/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

San Andreas é uma falha geológica nos Estados Unidos muito famosa - e temida, tendo inclusive virado filme recentemente. A falha corta de norte a sul o Estado americano da Califórnia. Entretanto, existe uma outra falha mais ao norte da Califórnia, em frente à costa noroeste do país, que segundo os cientistas pode causar um estrago muito maior do que o terremoto de 1906 e devastou São Francisco.

A falha submarina de Cascadia possui 1,1 mil quilômetros e abrange desde a Província canadense da Colúmbia Britânica até o norte da Califórnia. Segundo os cientistas, em reportagem da BBC Brasil, o perigo desta falha foi demonstrado há poucos dias, em artigo na revista The New Yorker. A falha de Cascadia seria capaz de provocar tremores de uma magnitude acima dos nove graus, acompanhados de tsunamis parecidos com que o que arrasou a costa norte do Japão em 2011.

Ainda no artigo, cientistas revelam temer que esta falha possa causar a maior catástrofe natural da história dos Estados Unidos. O último tremor causado por esta falha geológica ocorreu há mais de 300 anos e se calcula que tenha tido uma magnitude entre 8,7 e 9,2 graus.

A última vez que a falha deu origem a um grande terremoto foi em 1700, causando um tsunami que chegou à costa do Japão. Os cientistas apontam ainda que a maior parte da destruição que possa acontecer será provocada por um tsunami, que alcançará a costa em apenas 20 minutos, afetando uma área em que vivem mais de 70 mil pessoas.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório