Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Porque seu cão fica tão feliz quando você chega em casa?

Os humanos têm dificuldade em perceber por que é que os cães ficam tão felizes quando sentem que o seu dono está chegando em casa. Mas, para os cães, há muitos motivos para celebrar

Porque seu cão fica tão feliz quando você chega em casa?
Notícias ao Minuto Brasil

05:52 - 04/08/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Animais

O seu cão fica ‘louco’ de felicidade, quando você mal coloca as chaves na porta de casa? Salta para cima de você, corre desvairado, lambe sua cara ou faz xixi de tanta alegria? As reações diferem entre cães mas a verdade é que eles têm uma alegria imensa por ver o seu dono a chegar. Mas porquê?

O neurologista Gregory Berns, da Escola de Medicina do Atlanta da Universidade Emory, foi o primeiro cientista a conseguir que os cães se submetessem voluntariamente aos scans de ressonância magnética.

As conclusões dos seus estudos, que deram origem ao livro ‘How Dogs Love Us’, apontam que

os cães percebem que os humanos são um grupo separado deles

mas que

consideram os seus donos como parte da família. Além disso a sua capacidade de distinguir odores desconhecidos de odores familiares faz com que ao reconhecerem o odor do seu dono é provocada uma recompensa cerebral muito distinta.

“Claro que querem que lhe demos de comer” mas, como sugerem as ressonâncias magnéticas, “os cães amam os seus humanos, e não é só por causa da comida”, assegura Berns citado pelo El Confidencial.

Os cães gostam da companhia dos humanos, como sugere o cientista, e além disso, muitos especialistas defendem que os

cães experimentam algumas emoções de forma muito semelhante a nós.

Entre elas, a felicidade.

Para os cães a separação do seu dono não é voluntária nem natural, até porque não é normal que se ‘abandone o grupo’, explica Giorgio Vallortigara neurocientista da Universidade de Trento ao io9.

O cão fica feliz quando se reencontra com o seu dono, da mesma forma que uma criança se alegra ao ver os seus pais, aponta o cientista. Mas,

a sua reação ao reencontro é muito mais intensa, até porque ao contrário de uma criança, não lhe conseguimos explicar que vamos voltar.

Quanto às receções exageradas, isso pode ser apenas sinal de que

ainda não se habitou ainda à separação involuntária. Mas também são motivo de alegria porque passa a ter companhia e algo para fazer. Já as

lambidas são apenas uma forma de o cão saber onde esteve e o que esteve a fazer, explica o especialista.

Campo obrigatório