Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Homem libertado depois de 46 anos no corredor da morte

Iwao Hakamada, um japonês detido em uma prisão de Tóquia, estava há 46 anos à espera que a sentença de morte fosse executada mas uma revisão das provas do crime de que foi acusado levaram à sua libertação.

Homem libertado depois de 46 anos no corredor da morte
Notícias ao Minuto Brasil

10:41 - 27/03/14 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Revisão

Considerado o homem que mais tempo passou no corredor da morte Iwo Hakamada, de 78 anos e ex-boxeador, foi acusado de matar o dono da loja onde trabalhava, sua mulher e filhos e condenado à pena de morte em 1968. Entre recursos e adiamentos, o japonês passou 46 anos esperando que a ordem fosse dada.

Na altura da sua condenação, ele foi julgado por ter apunhalado uma família e depois ter pegado fogo à casa onde viviam mas sempre se declarou inocente. O ex-boxeador chegou até a afirmar que foi coagido, sob agressões e abusos da polícia, a assinar a confissão usada para o condenar.

Uma revisão do seu caso, com base em uma nova análise das provas que o sentenciaram à morte, levaram o juiz a considerar uma injustiça manter Iwo na prisão uma vez que a “possibilidade da sua inocência alcançou um grau considerável”, disse o juiz de declarações à agência de notícias japonesa “Kyodo”.

Campo obrigatório