Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Avião argelino caiu no Mali com 116 pessoas a bordo

Está confirmada a queda do avião da Swiftair, fretado à companhia aérea argelina, Air Algerie. A aeronave terá desaparecido cerca de 50 minutos depois de descolar de Burkina Fasso, em direção a Argel, capital argelina, com 116 pessoas a bordo.

Notícias ao Minuto Brasil

10:32 - 24/07/14 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Confirmação

Em um ano negativo para as companhias aéreas, o avião que descolou essa quinta-feira de Burkina Faso, através da Air Algerie, é o quarto voo, em pouco mais de quatro meses, a se despenhar e a causar várias vítimas mortais.

As autoridades argelinas confirmaram há pouco que o MD-83, fretado da espanhola Swiftair pela companhia aérea argelina Air Algerie, terá caído em Tilemsi, no Mali. O avião descolou do aeroporto de Uagadugu, capital de Burkina Fasso, pela 1h dessa quinta-feira (24) na hora local (21h de quarta-feira em Brasília), de acordo com notícia avançada pela AFP (Associated France Press).

Cerca de 50 minutos depois, o avião terá alterado a sua rota devido à fraca visibilidade e para evitar o risco de colisão com aeronaves que faziam a rota Argel-Bamako e, nesse instante, a Air Argerie perdeu contato com o aparelho. Seriam agora 1h55 na hora local, 21h55 em Brasília.

Várias teorias surgiram, através do jornal argelino El Watan, para o possível destino do avião codificado com AH5017, incluindo a possibilidade de ter sido abatido enquanto passava por Mali, uma zona em conflito militar e o fim da reserva de combustível. As duas teorias foram, depois, afastadas.

O MD-83 transportava 116 pessoas, entre 6 membros da tripulação, 50 franceses, 24 cidadãos de Burkina Faso, seis libaneses, cinco canadenses, quatro algerianos, dois cidadãos do Luxemburgo, um suiço, um nigeriano, um homem com nacionalidade dos Camarões e outro do Mali.

As autoridades estão fazendo buscas no local, para recuperar os corpos das vítimas e apurar as causas da queda.

[notícia em atualização]

Campo obrigatório