Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Homem volta a andar após transplante de... células do nariz

Darek Fidyka estava paralisado da cintura para baixo, depois de ter sido esfaqueado múltiplas vezes. No entanto, a vítima conseguiu voltar a andar, depois de receber um transplante… de células do nariz.

Homem volta a andar após transplante de... células do nariz
Notícias ao Minuto Brasil

09:00 - 21/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Paralisado

O polonês estava paralisado há quase dois anos , sem mostrar qualquer tipo de sinal de recuperação, apesar de vários meses de terapia intensiva. No entanto, após uma colaboração entre cirurgiões poloneses e o Instituo de Neurologia da Universidade College, de Londres, Darek já consegue andar.

“Quando você não pode sentir quase metade do seu corpo, você é impotente, mas quando ele começa a voltar, é como se você tivesse nascido de novo”, afirmou.

O tratamento em questão utilizou células especiais que fazem parte do olfacto, que agem como células de direcção, transferindos as para a mdula espinhal, que tido sido reduzido a uma pequena faixa de tecido.

Passados três meses a coxa esquerda passou a desenvolver músculos, depois de muita fisioterapia. Seis meses depois, Darek foi capaz de dar os seus primeiros passos, com a ajuda de barras palarelas, utilizando muletas. Dois anos após o início do tratamento, o polonês consegue agora andar fora do centro de reabilitação, com o auxílio de um andador.

Com as crescentes amostras de melhoria, Fidyka não perde a esperança, afirmando que “é realista que um dia seja independente”

"O que eu aprendi é que você nunca deve desistir, mas continuar lutando, porque alguma porta se abrirá na vida", indicou.

Campo obrigatório