Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mali tem primeiro caso de ebola em menina chegada da Guiné

O Mali registou o primeiro caso confirmado de ebola, em uma menina chegada da Guiné e colocada em quarentena na localidade de Kayes, anunciou hoje (24) o Ministério da Saúde e Higiene Pública. A menina, de 10 anos, veio de Kissidougou, na República da Guiné, na quarta-feira (22) a um hospital de Kayes. O exame para o ebola deu positivo.

Mali tem primeiro caso de ebola em menina chegada da Guiné
Notícias ao Minuto Brasil

09:44 - 24/10/14 por Agência Brasil

Mundo Quarentena

Com o resultado da análise laboratorial, o Mali registrou o seu primeiro caso importado da doença. No comunicado, o governo informa que a criança e todas as pessoas que estiveram em contato com ela foram tratadas segundo o protocolo internacional previsto e colocadas em quarentena.

O porta-voz do Ministério da Saúde, Markatchè Daou, acrescentou que a menina chegou da Guiné com a avó e que o caminho que percorreram estava identificado. “A gestão foi automática. Todas as pessoas que estiveram em contato com a menina estão submetidas a vigilância médica”, acrescentou.

De acordo com o comunicado, o ministério “tomou todas as medidas necessárias para evitar a propagação do vírus” e pede à população que fique tranquila. No entanto, também aconselha as pessoas para que evitem viagens não necessárias para zonas da epidemia e para que sigam as medidas de higiene e segurança.

Em abril, o Mali já tinha registrado alguns casos suspeitos de ebola, mas as análises não os confirmaram. Kissidougou é uma região ao Sul da Guiné, país que em dezembro declarou uma epidemia de ebola, que depois se estendeu à Libéria e Serra Leoa.

Cerca de 10 mil pessoas foram afetadas e 4,9 mil já morreram vítimas de ebola, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A Libéria, Serra Leoa e Guiné são os países mais afetados pela epidemia, que também já causou mortes na Nigéria, Estados Unidos e Espanha. O primeiro caso de contágio fora de África foi detetado, no início do mês, na Espanha.

Vários países estão impondo restrições à circulação de pessoas oriundas dos países mais atingidos pela epidemia e instalando postos de controle sanitário nos aeroportos para monitorar eventuais casos da febre, um dos primeiros sintomas da doença.

Existe, também, um outro surto de ebola na República Democrática do Congo, que já causou 43 mortes, mas as autoridades médicas dizem que não está relacionado com os casos na África Ocidental.

O ebola, transmitido por contato direto com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados, é um vírus que foi identificado pela primeira vez em 1976. Não existe vacina, nem tratamentos específicos e a taxa de mortalidade é elevada. O período de incubação da doença pode durar até três semanas.

Campo obrigatório