Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Boko Haram nega cessar-fogo e liberação de meninas

O grupo radical islâmico, responsável por ataques terroristas e sequestro de meninas, menores de idade, na Nigéria, afirmou esse sábado (1) que nunca aceitou nenhum cessar-fogo ou trégua e que não irá libertar as reféns, avança o Globo.

Boko Haram nega cessar-fogo e liberação de meninas
Notícias ao Minuto Brasil

10:01 - 01/11/14 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Nigéria

Em tom determinado, o Boko Haram recusa qualquer rumor de que foi acordado um cessar-fogo e que tenha aceite libertar as meninas sequestradas na Nigéria. A confirmação veio do líder do grupo,

Abubakar Shekau, em declaração à agência Reuters.

De acordo com o líder do grupo islâmico, não existiram conversas com o governo nigeriano nem existe a chance dessas negociações ocorreram. Ao mesmo tempo, Abubakar afirmou que as mais de 200 meninas sequestradas esse ano já se converteram ao Islã e estão casadas com membros do grupo. O líder do grupo radical disse que elas não regressarão a casa.

“Essa questão das meninas já ficou para trás porque elas já casaram há muito tempo”, disse Abubakar em vídeo para a Reuters. “Nesta guerra, não há como voltar atrás”, acrescentou o líder do Boko Haram.

O anúncio do cessar-fogo terá partido do marechar da Força Aérea e Chefe da Defesa da Nigéria, Alex Badeh, que assegurou a suposta intenção do grupo radical em terminar a revolta que dura há cinco anos e que matou milhares de pessoas, expulsando ainda centenas de milhar do país.

Negando essa intenção, o Boko Haram voltou a atacar uma cidade nigeriana essa semana, Mubi, que conta com mais de 200 mil pessoas. Abubakar demonstrou ainda a intenção de se juntar ao califado do Estado Islâmico, que atua no Iraque e na Síria, refere o Globo.

Campo obrigatório