Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Austrália anuncia abertura de inquérito sobre reféns em Sydney

Austrália anuncia abertura de inquérito sobre reféns em Sydney

Austrália anuncia abertura de inquérito sobre reféns em Sydney
Notícias ao Minuto Brasil

10:56 - 17/12/14 por Agência Brasil

Mundo Sequestro

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, anunciou hoje (17) a abertura de inquérito oficial sobre a manutenção de reféns em um café em Sydney, na Austrália. Ele prometeu trabalhar, de forma incansável, para garantir a segurança.

“Não descansarei até ter a certeza de que vocês estão o mais seguro possível”, disse Abbott, confirmando a abertura de uma investigação oficial sobre a tragédia de segunda-feira e à forma como o sequestrador, de origem iraniana, obteve cidadania.

As autoridades prometeram total transparência sobre as razões pelas quais o sequestrador, Man Haron Monis, de 50 anos, – com antecedentes de violência e extremismo – não figurava em qualquer lista de vigilância.

Segundo Abbott, uma urgente revisão vai permitir aprender lições a partir dos acontecimentos que levaram ou que se relacionam à tomada de reféns, que teve lugar na segunda-feira, num café em Sydney, e que terminou ao fim de quase 17 horas, com a intervenção policial, resultando na morte de dois dos 17 reféns e na do próprio autor do sequestro.

A investigação visa a examinar as circunstâncias em torno da chegada de Monis à Austrália, procedente do Irã, e a consequente concessão de asilo e cidadania, bem como os dados que as agências de informação tinham em mãos sobre ele e como os partilhavam.

Também tem como objetivo verificar como se comportou durante a posse de uma arma.

“Eu quero certamente respostas para essa série de questões”, acrescentou o primeiro-ministro australiano.

Os resultados da investigação são esperados para o fim de janeiro.

Campo obrigatório