Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ao menos três pessoas morreram devido a tempestade de neve

Ao menos três pessoas morreram devido a tempestade de neve no Japão

Ao menos três pessoas morreram devido a tempestade de neve
Notícias ao Minuto Brasil

10:22 - 18/12/14 por Agência Brasil

Mundo Japão

As fortes tempestades de neve que atingem o Norte do Japão provocaram pelo menos três mortes e causaram graves interrupções dos transportes na Ilha de Hokkaido, informou hoje (18) a rede pública de televisão NHK.

O mau tempo afeta a Ilha de Hokkaido e o norte da Ilha de Honshu – a principal do país – com nevascas e fortes ventos, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

De acordo com a agência o temporal poderá ser um dos mais intensos no Norte do arquipélago nipônico dos últimos anos.

A agência prevê que durante as próximas horas os registros de até 120 centímetros de neve permaneçam em algumas regiões, além de ventos que podem alcançar os 160 quilômetros por hora.

Pelo menos três pessoas morreram em acidentes rodoviários provocados pelo gelo, neve ou avalanches, duas das quais na cidade de Hokkaido e outra em Hiroshima (Oeste do Japão), segundo a NHK.

Em áreas montanhosas de Hokkaido, as autoridades locais retiraram cerca de 150 pessoas que ficaram isoladas pela neve. Aproximadamente 20 mil casas permaneceram sem eletricidade entre terça-feira (16) e quarta-feira (17), informou a companhia local Hokkaido Electric Power.

O temporal também fechou 1,2 mil escolas e bloqueou diversos pontos de rodovias. O serviço de trens, na região, foi suspenso na noite de ontem.

Além disso, quase 100 voos domésticos – a maioria a partir de Hokkaido – foram suspensos hoje, segundo a NHK.

Na quarta-feira, mais de 420 voos, incluindo internacionais, foram cancelados devido ao temporal, que também obrigou um avião da American Airlines a fazer uma aterrissagem de emergência em Tóquio por causa de graves turbulências.

A Agência Meteorológica do Japão mantém para hoje o nível de alerta em grande parte do Norte, Centro e Oeste do Japão devido aos fortes ventos e intensas nevascas advertindo para o risco de ocorrência de avalanches de neve, deslizamentos de terras, assim como inundações.

Campo obrigatório