Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Poroshenko diz que opositor russo iria revelar intervenção militar

Presidente ucraniano diz que opositor russo iria revelar intervenção militar

Poroshenko diz que opositor russo iria revelar intervenção militar
Notícias ao Minuto Brasil

13:32 - 28/02/15 por Agência Brasil

Mundo Ucrânia

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, afirmou hoje (28) que Boris Nemtsov, opositor do regime do Kremlin assassinado nessa sexta-feira (27), disse recentemente que planejava tornar públicas provas convincentes da ingerência militar russa na Ucrânia.

"Há umas semanas falamos sobre como edificar as relações entre a Ucrânia e a Rússia, da forma como gostaríamos que fossem. Boris disse-me que ia revelar publicamente provas convincentes da participação das Forças Armadas russas na Ucrânia", afirmou Poroshenko.

Segundo o chefe de Estado da Ucrânia, "alguém" tinha muito medo de que isso acontecesse. "Boris não tinha medo. Os executores tinham medo e por isso o mataram", ressaltou.

Poroshenko destacou que Nemtsov era "um grande amigo da Ucrânia e um grande patriota da Rússia", uma pessoa que "fazia a ponte" entre os dois Estados.

"No dia 1º de março, ele ia encabeçar uma marcha de grandes dimensões [em Moscou] para demonstrar que existe outra Rússia, que quer a Ucrânia, que respeita os direitos humanos e para quem a palavra liberdade tem significado", acrescentou.

Boris Nemtsov, de 55 anos, copresidente do Partido Republicano da Rússia, foi alvejado na noite de sexta-feira quando passeava perto do Kremlin.

Entre os vários cargos políticos ocupados por Nemtsov estão o de governador da região de Nizhny Novgorod, no centro da Federação russa, e de deputado e vice-primeiro-ministro no final dos anos 1990, sob a presidência de Boris Yeltsin. Depois de sair do Parlamento, em 2003, Boris Nemtsov liderou vários partidos e grupos da oposição.

Campo obrigatório