Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itamaraty busca brasileiros em região atingida por terremoto

O governo brasileiro deu início a uma missão de localização e assistência a brasileiros residentes ou em viagem de turismo no Nepal, país atingido por um forte terremoto na madrugada deste sábado, 25 (horário de Brasília).

Itamaraty busca brasileiros em região atingida por terremoto
Notícias ao Minuto Brasil

13:10 - 25/04/15 por Estadao Conteudo

Mundo Nepal

Até o momento, as autoridades locais identificaram cerca de 900 mortos, mas há um número indefinido de vítimas presas em escombros. Segundo o Itamaraty, até agora não há registro de brasileiros entre os mortos ou feridos, mas a missão de busca segue em andamento.

O setor de assistência consular, baseado em Brasília, também está em contato com a embaixada no Nepal na tentativa de obter informações e transmiti-las a parentes no Brasil. O último dado atualizado era de um grupo de nove brasileiros em viagem ao Nepal foi localizado. Todos passam bem.

Na embaixada do Brasil em Katmandu não houve danos ou feridos. O vice-cônsul está percorrendo hotéis da região em busca de informações sobre brasileiros. Os demais funcionários tentam entrar em contato com grupos de cidadãos que vivem no país. O último contato entre a embaixada brasileira e o Itamaraty ocorreu há pouco mais de duas horas. Todo o sistema de comunicação funciona precariamente: linhas telefônicas, celulares e fixas, além da internet.

O terremoto que atingiu o Nepal teve magnitude de 7,9 graus na Escala Richter, teve como epicentro uma região cerca de 50 quilômetros a noroeste de Katmandu. Ele foi seguido por um grande tremor de 6,6 graus e outros tremores menores. O forte terremoto atingiu também cidades como Nova Délhi, na Índia e Daca, em Bangladesh. Este seria o maior terremoto no Nepal desde 1934.

Campo obrigatório