Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Justiceiros do Grajaú' usavam drogas para atrair as vítimas, diz polícia

Cinco mulheres e dois homens foram mortos em um período de 45 dias na zona sul de SP

'Justiceiros do Grajaú' usavam drogas
para atrair as vítimas, diz polícia
Notícias ao Minuto Brasil

06:48 - 05/02/16 por Notícias Ao Minuto

Justiça Novo vítima

A Polícia Civil identificou quatro mulheres que foram assassinadas por um grupo de “justiceiros” na região do Grajaú, na zona sul de São Paulo. O número de vítimas subiu de seis para sete, incluindo estas mulheres. As mortes aconteceram entre 26 de dezembro e 1º de fevereiro. De acordo com as investigações, os criminosos utilizavam drogas para atrair as vítimas, informou o portal “R7”.

Segundo o delegado Camilo Veiga (de terno preto), os suspeitos pertencem a um assentamento de 600 famílias que invadiram um terreno da CDHU e decidiram matar as vítimas porque elas estariam praticando furtos em barracos dos assentados para sustentar o vício em crack. “Há notícia de que praticavam furtos no comércio local. Mas não é possível afirmar que há envolvimento de comerciantes”, disse.

As investigações apuraram que os criminosos ofereciam crack às vítimas e combinavam de entregar a droga em um local um pouco distante do assentamento. Chegando lá, as vítimas eram espancadas e enforcadas com fios e cabos. Duas tiveram os corpos parcialmente carbonizados.

Segundo as investigações, Daniela dos Santos Souza, de 21 anos, foi morta no dia 2 de janeiro, na rua Constelação Andrômeda; Poliana Nunes da Silva, no dia 7, na rua Olga Bernardes; Fernanda Santos Silva (foto), de 29, no dia 18, na rua Estrela que Brilha; e Cristina Gomes Maia, no dia 23, na rua Ana Velha. Faltam ser identificados um homem assassinado em 26 de dezembro, a rua Constelação do Dourado; e uma travesti encontrada morta, no dia 31 de janeiro, na rua Antonio Burlini.

A mais nova vítima é um homem morto no dia 1º do mês passado, na estrada Evangelista de Souza, na região de Parelheiros. Policiais que participam das investigações localizaram os familiares das vítimas depois de cruzarem boletins de ocorrência de desaparecimento. Elas têm alguns pontos em comum: eram usuárias de drogas e envolvidas com prostituição. Nesta semana, familiares serão chamados para prestar depoimento.

Uma das hipóteses é de que o homem, que também frequentava a região do Grajaú, pode ter sido morto juntamente com a travesti encontrada no dia 31 de dezembro e levado de carro até o local onde foi encontrado por moradores, que avisaram a Polícia Militar. O fato fez os investigadores buscarem outro perfil para o suspeito

Segundo o delegado Veiga, uma testemunha ajudou a polícia a identificar os criminosos. Tatiane Rosa da Silva, de 23 anos, e Adinaldo Pereira Cunha Junior, de 19, foram presos durante a madrugada. Um adolescente foi apreendido. Leonardo de Jesus Bastos, de 32 anos, foi preso por roubo na região do assentamento e, segundo as investigações, está envolvido nas mortes que ocorreram antes da sua prisão

O delegado Arlindo José Negrão explicou que, no grupo de matadores, nem sempre todos estavam juntos em um homicídio, mas um sabia do outro e as mortes eram premeditadas. “No começo, pela forma que ocorreram as mortes, cogitamos que o autor poderia ser um serial killer, mas com o decorrer das apurações, identificamos esse grupo. Temos testemunhas que estão nos ajudando a encontrar os outros suspeitos. Há pelo menos mais dois”, disse.

Força-tarefaEmbora o caso seja oficialmente investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), policiais do 85º DP (Jardim Mirna), do 101º DP (Jardim da Imbuías) e da 6ª Seccional Sul também participam das apurações. De acordo com as investigações, os crimes apresentam semelhanças que reforçam a suspeita de que tenham sido praticados pelos mesmos criminosos. Quatro vítimas morreram enforcadas com fios ou cabos, duas delas tiveram parte do corpo incendiado, todas tiveram documentos roubados e foram mortas em locais próximos uns dos outros

A região é conhecida por ser frequentada por garotas de programa e usuários de drogas. Há suspeita de que elas também sofreram abuso sexual. Em apenas um caso, há indícios de que a vítima tenha sido baleada na cabeça.

Até o início da semana, policiais acreditavam que o serial killer poderia ser

um andarilho ou um carroceiro, uma vez que as seis primeiras vítimas foram localizadas na mesma região.

Campo obrigatório