Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Universitárias contra o impeachment são agredidas no RS

A agressão incluiu ferimentos na cabeça do amigo e a destruição do muro da casa onde moram

Universitárias contra o impeachment 
são agredidas no RS
Notícias ao Minuto Brasil

16:31 - 21/04/16 por Notícias Ao Minuto

Justiça Jaguarão

As estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Carolina Schiffner, Suanne Carvalho e um amigo foram vítimas de uma agressão na noite de domingo (17), no município de Jaguarão, no Rio Grande do Sul.

De acordo com a reportagem do jornal Sul 21, a agressão incluiu ferimentos na cabeça do amigo e a destruição do muro da casa onde moram. A motivação foi devido ao fato de elas estarem vestindo camisetas contra o impeachment e em apoio à presidente Dilma Rousseff.

As estudantes se reuniram nesta quarta-feira (20) com a Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, Denise Dourado Dora. Elas estavam acompanhadas do deputado estadual Zé Nunes (PT) que anunciou que levará o caso também para a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

As jovens relataram a agressão e Denise Dora decidiu tomar uma série de iniciativas sobre o caso. A ouvidora entrará em contato com a Defensoria Pública de Jaguarão para que acompanhem o caso de perto e acionará também o Ministério Público.

A ouvidora da Defensoria Pública também propôs a realização de um debate com a comunidade de Jaguarão para falar de temas como xenofobia, violência e preconceito.

Estudantes

A reportagem destaca que o Campus Jaguarão da Unipampa conta com muitos estudantes de outros municípios e de outros estados brasileiros. Carolina Schiffner é de Porto Alegre, Suanne Carvalho é de Pernambuco e o amigo Régis é de Uruguaiana.

Agressão

O episódio de hostilidade e agressão inicou no domingo (17) à noite e se estendeu pela madrugada de segunda-feira (18). A publicação conta que a mulher que derrubou o muro da casa das estudantes gritava “vão embora: quem manda aqui em Jaguarão somos nós”.

A Reitoria da Unipampa e a Direção do Campus Jaguarão emitiram uma nota oficial, na qual se posicionam contra a agressão sofrida por alunos da Instituição. A nota repudia “qualquer forma de agressão aos alunos, sobretudo aquelas motivadas por discordâncias políticas, religiosas, de orientação sexual e qualquer outra forma de preconceito, discriminação e intolerância”. Além disso, a direção da universidade informa que desencadeou, em parceria com autoridades locais, um processo de averiguação dos fatos.

O caso é investigado pela delegada Juliana Ribeiro para identificar os responsáveis pela agressão. As vítimas serão ouvidas e as imagens de câmeras de segurança instaladas na cidade serão apuradas.

Redes sociais

A mãe da estudante Suanne Carvalho divulgou em seu perfil no Facebook um desabafo sobre o caso.

Gi Carvalho também publicou fotos do muro da casa da filha e escreveu: "Esse é o muro da casa minha filha em Jaguarão... Que hoje vestiu a camisa do PT e defendeu o seu voto na presidente Dilma... exercendo assim a sua cidadania... E por isso colocaram abaixo com um carro e agrediram eles com um porrete deixando um dos amigos ferido!!".

Campo obrigatório