Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PM que se algemou em protesto contra escala será punido no RJ

A decisão, publicada em boletim reservado no último dia 20, inclui ainda a mesma pena para o subtenente do 32º BPM que fez as fotos do colega e publicou em redes sociais

PM que se algemou em protesto contra escala será punido no RJ
Notícias ao Minuto Brasil

07:51 - 26/04/16 por Notícias Ao Minuto

Justiça Réveillon

Pouco mais de um ano depois de passar a virada de ano detido em uma unidade prisional da PM, do Rio de Janeiro, devido a uma foto em que aparecia algemado a uma pilastra, em um suposto protesto por conta da escala de trabalho no réveillon de 2014, um sargento lotado no 32º BPM (Macaé) voltou a sofrer sanções por parte da corporação.

Segundo o jornal 'Extra', o oficial foi submetido a um Conselho de Disciplina em virtude do ocorrido, processo que poderia culminar até em sua expulsão. O policial foi punido com dez dias de prisão. A decisão, publicada em boletim reservado no último dia 20, inclui ainda a mesma pena para o subtenente do 32º BPM que fez as fotos do colega e publicou em redes sociais.

Na época, o sargento afirmou que, ao chegar ao batalhão para trabalhar e observar a escala para a virada do ano, comentou que “com uma escala de serviço dessa, era melhor algemar o policial e deixar no quartel”. O subtenente prendeu seus braços na pilastra e tirou fotografias. O sargento disse ter sido clicado sem consentimento e acrescentou que não sabia que as imagens seriam compartilhadas na internet.

Ainda segundo a publicação, o subtenente, por sua vez, informou que enviou as fotos apenas para um grupo do qual só participavam policiais do próprio 32º BPM.

No boletim, os dois policiais foram punidos sob a justificativa de que manifestaram, de forma explícita, “críticas à escala de serviço extraordinário de réveillon”. Eles foram enquadrados, entre outras coisas, por “desrespeitar em público as convenções sociais” e por “ofender a moral”, configurando uma transgressão grave. Ambos chegaram a responder pelo ocorrido na Auditoria da Justiça Militar, mas o processo acabou arquivado a pedido do Ministério Público do Rio.

Campo obrigatório