Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Levy tem que explicar declarações homofóbicas durante dia de hoje

Levy Fidelix, candidato do PRTB, tem até à noite de hoje para justificar a declaração homofóbica feita no último domingo, durante o debate às presidenciáveis. Segundo a Uol Notícias, o procedimento foi instaurado motivado por denúncia formalizada pela Comissão Especial de Diversidade Sexual do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Levy tem que explicar declarações homofóbicas durante dia de hoje
Notícias ao Minuto Brasil

06:40 - 02/10/14 por Notícias Ao Minuto

Justiça Janot

Durante o debate do último domingo, organizado pela TV Record, a candidata do PSOL, Luciana Genro, relacionou a violência contra a população LGBT com o reconhecimento de famílias oriundas de uniões homoafetivas. "O Brasil é campeão de morte da comunidade LGBT. Por que que as pessoas que defendem tanto a família se recusam a reconhecer como família um casal do mesmo sexo?",

Em resposta Levy afirmou: "Tenho 62 anos e, pelo que vi na vida, dois iguais não fazem filho. E digo mais: me desculpe, mas aparelho excretor não reproduz. É feio dizer isso mas não podemos jamais deixar esses que aí estão achacando a gente no dia a dia, querendo escorar essa minoria à maioria do povo brasileiro".

A reação foi instantânea e as suas declarações levaram Levy à Justiça.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, instaurou procedimento preparatório eleitoral (PPE) ontem (1º) para apurar as declarações homofóbicas do candidato.

A medida foi tomada na noite de ontem e foi dada a Fidelix, desde esse momento, 24 horas para prestar esclarecimentos sobre o caso.

O procurador afirmou que "ser contra homossexuais, ou contra a união entre eles, é uma opinião protegida pelo direito à liberdade de expressão". Mas, ainda segundo a sua avaliação, "a fala de Fidelix é um "convite à intolerância e à discriminação, permitindo, em princípio, sua caracterização como discurso mobilizador de ódio".

Campo obrigatório