Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

STM mantém condenação de controladores de voo em novo julgamento

O Superior Tribunal Militar (STM) manteve a condenação a quatro anos de prisão de oito militares da Aeronáutica, acusados do crime de motim.

STM mantém condenação de controladores de voo em novo julgamento
Notícias ao Minuto Brasil

06:59 - 22/10/14 por Agência Brasil

Justiça Sentença

Os militares, que participaram da greve da categoria em 2007, durante crise aérea no país serão expulsos das Forças Armadas. Em 2012, a primeira instância da Justiça Militar em Curitiba condenou os oito pelo crime de motim.

De acordo com o STM, ainda cabe recurso ao próprio tribunal e, se houver alguma questão de constitucionalidade, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O julgamento ocorreu na semana passada.

O acórdão, no entanto, ainda não foi publicado, o que não permitiu interposição de recurso.

Em

março deste ano, o tribunal já tinha decidido no mesmo sentido. Porém, o julgamento da apelação foi anulado pela própria corte, depois de um recurso de embargo de declaração impetrado pela defesa. O advogado de seis dos acusados entrou com o recurso informando, entre outras coisas, que não tinha sido informado da data de apelação no STM. O tribunal acatou o recurso e marcou novo julgamento.

Segundo o Ministério Público Militar (MPM), cinco suboficiais e três sargentos da Aeronáutica, que eram coordenadores dos demais controladores de voo, aderiram à paralisação do tráfego aéreo e se recusaram a obedecer as ordens do comandante do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2) para não interromper as operações.

O caso chegou ao STM por meio de um recurso dos acusados. Eles afirmaram que participaram de reuniões para discutir a greve e que não houve paralisação do trafego aéreo. O STM é a última instância da Justiça Militar.

Campo obrigatório