Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cinco regras essenciais para evitar lesões e continuar treinando

É fundamental que guarde 10 minutos no final dos exercícios para se dedicar a fazer alongamentos. É mais importante ‘roubar’ estes minutos do treino do que não fazer os alongamentos

Cinco regras essenciais para evitar lesões e continuar treinando
Notícias ao Minuto Brasil

20:42 - 26/08/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Exercício

Mais do que uma má alimentação ou a falta de tempo para fazer exercício, o pior inimigo de quem quer manter a forma são as lesões que muitas vezes afetam os desportistas, seja os que recorrem à academia ou os que treinam sozinhos em casa.

Assim, o El Confidencial enumera cinco regras principais que deve cumprir para evitar lesões que o afastem do exercício por longos períodos de tempo e que comprometem o seu objetivo final.

Em primeiro lugar deve ter um

treinador

e um plano de treinos

adequado à sua condição física atual. Até porque gostar de praticar esporte não significa que

seja entendido em questões de fisiologia. Por isso deve ter um treinador que é um especialista na área e que saberá que tipo de exercício pode e deve praticar. Se prefere treinar em casa saiba que existem atualmente muitos aplicativos para smartphones que o ajudam a definir um plano tendo em conta a sua constituição física.

A segunda regra é evitar ir até ao

limite. Em outras palavras não deve levar o seu corpo à exaustão. O nível de dificuldade de um treino deve ser aumentado de forma gradual para que os músculos sejam capazes de acompanhar o ritmo. Se praticar exercício em demasia é meio caminho andado para que o seu corpo se oprima e o obrigue a parar até se recompor.

Fazer

alongamentos

após o exercício é outra das regras de ouro que deve cumprir à risca. É fundamental que guarde 10 minutos no final dos exercícios para se dedicar a fazer alongamentos. É mais importante ‘roubar’ estes minutos do treino do que não fazer os alongamentos.

Para fortalecer os músculos e os tendões é preciso

diversificar o treino

e não ficar apenas na corrida ou na bicicleta. Deve também fazer sessões de força que lhe permitam alcançar o fortalecimento cardiovascular. Porque a verdade é que se o coração não conseguir acompanhar o ritmo do seu corpo, então não conseguirá realizar os treinos da melhor maneira a alcançar os objetivos a que se propõe.

Por fim, mas não menos importante é o

descanso. Não se trata de uma desculpa de preguiçosos. A verdade é que tem de dar descanso aos seus músculos e tendões para que se recuperem do esforço a que são submetidos. Caso contrário irá acabar tendo uma lesão. O descanso, bem como todos os passos anteriores, deve ser acompanhado de uma alimentação equilibrada.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório