Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aprenda a manusear com segurança produtos de origem animal

Doenças de origem alimentar podem ser contraídas ao se ingerir alimentos ou bebidas contaminados com microrganismos patogênicos, capazes de causar distúrbios à saúde humana

Notícias ao Minuto Brasil

19:32 - 27/08/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Dicas

Quem

manipula os alimentos em seu dia a dia nem sempre sabe dos problemas para a saúde que pode trazer o

consumo de produtos de origem animal (carne, leite, ovos, mel, entre outros) preparados de forma inadequada. Pensando no manejo correto desses alimentos com relação a questões higiênicas e sanitárias, alunos da graduação da Faculdade de Medicina Veterinária (FMVZ) da USP aliaram seus conhecimentos aprendidos em laboratório e sala de aula com instrumentos de divulgação para produzir vídeos com instruções para compra, armazenamento, preparação e consumo de produtos de origem animal.

Doenças de origem alimentar podem ser contraídas ao

se ingerir

alimentos ou bebidas contaminados com microrganismos patogênicos, capazes de causar distúrbios à saúde humana. Os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, diarreias, cólica abdominal e febre, e em alguns casos pode levar até a morte. De acordo com a professora Simone de Carvalho Balian, coordenadora do projeto Qualidade e Segurança dos Alimentos, a adoção de práticas higiênicas pode evitar ocorrências dessas doenças, sendo esse o enfoque das produções dos graduandos: orientar a população para uma alimentação segura e saudável, afirma.

O vídeo

Boas práticas na manipulação dos alimentos em casa, trata da contaminação alimentícia por invasão de microrganismos como fungos e bactérias durante o preparo dos alimentos na cozinha. O vídeo reforça também a importância de ler atentamente o rótulo dos produtos, suas denominações, vida útil, condições de conservação; orientação sobre conservação de ovos; e cuidados simples para evitar a contaminação cruzada entre alimentos; entre outras orientações. Com informações da Comunicação da USP.

Assista o vídeo e veja as dicas!

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório